Análise das Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e adultos, Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovense Adultos, Mestrado, Dissertações

Resumo

Este texto é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), que tem como objetivo analisar o que tem sido produzido nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2015 a 2022. A metodologia da pesquisa envolveu o levantamento das produções científicas (dissertações) disponíveis no Centro de Documentação e Informação (CDI). O material, que foi pesquisado no período de 26 de outubro a 28 de novembro de 2022, é de domínio público, disponibilizado on-line, a partir do qual foi realizado o levantamento dos títulos, resumos, palavras-chave e ano de conclusão das dissertações. O corpus da pesquisa consiste em um total de 174 dissertações. Após a análise das informações colhidas, concluiu-se que a produção acadêmica do PPGEJA é consideravelmente relevante para os estudos relacionados à EJA, uma vez que parte dos estudos abordam a formação de professores desta modalidade de ensino, contemplando, também, temas ligados às demais áreas de concentração, como Educação e Trabalho e Gestão e TICs, trazendo pautas necessárias à melhoria da qualidade da Educação para a EJA, e sobretudo contribuindo para a sua visibilidade no cenário estadual, regional e nacional.

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Biografia do Autor

Juarez da Silva Paz, UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento, realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra(POR), Mestre e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Metodologia da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, Licenciado em Pedagogia e Geografia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Atualmente é Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo e do Município de Cruz das Almas. 

Silvar Ferreira Ribeiro, UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU). Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Psicopedagogia em Metodologia do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia. Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-20

Como Citar

PAZ, J. da S.; RIBEIRO, S. F. . Análise das Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 67–78, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/17187. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 11 10 Anos Comemorativos do MPJA: o legado na pesquisa e inserção social