Análise das Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e adultos, Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovense Adultos, Mestrado, Dissertações

Resumo

Este texto é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), que tem como objetivo analisar o que tem sido produzido nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2015 a 2022. A metodologia da pesquisa envolveu o levantamento das produções científicas (dissertações) disponíveis no Centro de Documentação e Informação (CDI). O material, que foi pesquisado no período de 26 de outubro a 28 de novembro de 2022, é de domínio público, disponibilizado on-line, a partir do qual foi realizado o levantamento dos títulos, resumos, palavras-chave e ano de conclusão das dissertações. O corpus da pesquisa consiste em um total de 174 dissertações. Após a análise das informações colhidas, concluiu-se que a produção acadêmica do PPGEJA é consideravelmente relevante para os estudos relacionados à EJA, uma vez que parte dos estudos abordam a formação de professores desta modalidade de ensino, contemplando, também, temas ligados às demais áreas de concentração, como Educação e Trabalho e Gestão e TICs, trazendo pautas necessárias à melhoria da qualidade da Educação para a EJA, e sobretudo contribuindo para a sua visibilidade no cenário estadual, regional e nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez da Silva Paz, UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento, realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra(POR), Mestre e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Metodologia da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, Licenciado em Pedagogia e Geografia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Atualmente é Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo e do Município de Cruz das Almas. 

Silvar Ferreira Ribeiro, UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU). Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Psicopedagogia em Metodologia do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia. Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social.

Referências

AMBROSETTI, Neusa Banhara; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. Contribuições do Mestrado Profissional Em Educação para a formação docente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p. 85-104, set./dez. 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 14/04/2023.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria normativa n. 7, de 22 de junho de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jun. 2009. Seção 1. p. 31.

DANTAS, Tânia R. A formação de professores em educação de jovens e adultos (eja) na perspectiva da inclusão social. Canoas, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 18/04/2023.

DANTAS, Tânia R. Formação de professores em EJA: uma experiência pioneira na Bahia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 21, n. 37, jan./jun., 2012, p. 147-162.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. 2 ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.

GRASSI, Marlise Heemann; MARCHI, Miriam Ines; SCHUCK, Rogério José; MARTINS, Silvana Neumann. Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 66 jul./set. 2016.

MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1995.

MORAIS, Cinara Barbosa de O.; DOURADO, Daniela Oliveira Lopes; AMORIM, Antonio. Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos: as Contribuições Formativas para a melhoria da Educação de Jovens e Adultos na Bahia e no Brasil. G&A, João Pessoa, v.6, n.1, p.58-70, jan./jun. 2017.

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; NERES, Celi Corrêa; BRITO, Vilma Miranda de Brito. Mestrado Profissional em Educação: a constituição do professorpesquisador e o retorno para a escola. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 63-75, set./dez. 2016.

PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria; HAYASH, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, jul./dez., p. 53-66, 2012.

TANURE, Ana Célia Dantas; COSTA, Graça Dos Santos; OLIVEIRA, Maria Da Conceição Cédro Vilas Bôas de; COSTA, Patrícia Lessa Santos. A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 32, p. 445-463, mai./ago. 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 12/04/2023.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Matriz Curricular do Programa de Pós Graduação de Jovens e Adultos MPEJA, 2015. Disponível em: http://www.uneb.br/mpeja/files/2015/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-01.15-001.jpg. Acesso em: 15/04/2023.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Proposta de Curso Novo MPEJA, 2012. Disponível em: http://www.uneb.br/ mpeja/proposta-de-curso/. Acesso em: 15/04/2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-20

Como Citar

PAZ, J. da S.; RIBEIRO, S. F. . Análise das Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 67–78, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/17187. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 11 10 Anos Comemorativos do MPJA: o legado na pesquisa e inserção social