Interações das Desigualdades
aspectos entre alunos do ensino médio e PROEJA do IFRS
Palavras-chave:
PROEJA; Ensino Médio Integrado; Disposições; Desigualdade; Negritude.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar como performam as interações das desigualdades entre os estudantes da educação profissional de nível médio do Instituto Federal Rio Grande do Sul, vinculados aos cursos do Ensino Médio Integrado e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e ainda entre as estudantes negras do PROEJA. Para isso, foi realizada análise de conteúdo referente ao diagnóstico discente produzido pelo IFRS no ano de 2019, o qual compõe um banco de dados de domínio público constante no site dessa instituição, sendo utilizados os dados dos estudantes em curso do Ensino Médio Integrado e do PROEJA. Desse modo, na intenção de qualificar o estudo através da análise sociológica sobre as disposições, buscou-se sustentação teórica em Bernard Lahire e Pierre Bourdieu. Também se buscou analisar as situações de desigualdades apresentadas, a partir do referencial de François Dubet. Ainda se oportunizou no estudo a análise sobre questões da mulher negra, buscando, assim, o embasamento de autoras negras: Nilma Lino Gomes, bell hooks, e Angela Davis. Ao final em suas considerações indicam os traços disposicionais das desigualdades existentes entre os estudantes do Ensino Médio Integrado e do PROEJA, e ainda no recorte das mulheres negras do PROEJA, sendo possível verificarem-se as diferenças entre as interações das desigualdades nos sujeitos.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. L'École Conservatrice. Les Inégalités Devant L'école et Devant la Culture. Revue Française de Sociologie, Paris, v. 7, n. 3, p. 325-347, juil./sept. 1966.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia: organizador (da coletânea) Renato Ortiz. São Paulo: Ática, 1983. 191 p. Tradução de: Paulo Montero e Alícia Auzmendi.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2017. 196 p.
Diagnóstico Discente. Analytics Zoho. 2019. Disponível em: <https://analytics.zoho.com/open-view/2260418000000036086>. Acesso em 20 abr. 2021.
DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Revista Brasileira de Educação, nº17, Maio/Jun/Jul/Ago, p. 5-19, 2001.
GONZALES, Lélia. Racismo e Sexismo Na Cultura Brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, São Paulo, p.223-243, 1984. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2013.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidades: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o Amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021.
IFRS. Resolução nº 086/2013. Aprova a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Disponível em: < https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/07/ANEXO-1.pdf> Acesso em 01/07/2022
LAHIRE, Bernard. PATRIMÔNIOS INDIVIDUAIS DE DISPOSIÇÕES: para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, [s. l], n. 49, p. 11-42, 2005.
LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAHIRE, Bernhard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008
MACEDO, Márcia dos Santos. MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA E A PERSPECTIVA DE GÊNERO: trajetória de um tema e a crítica sobre a feminização da pobreza. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 53, p. 389-404, jun. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632176013. Acesso em: 25 jul. 2022.
MERCANTE, Marcelo S. Consciência, miração e cura na Barquinha. Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 116-138, 23 fev. 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Uruguay-Montevideo: Ediciones Trilce-extensión universitária. Universidad de la República. 2010.
SOUSA, Carolina; MIRANDA, Francisco; NIETO, Mari Carmen Lara; DORES, Ricardo. Educação para a resiliência. Revista Conhecimento e Diversidade, Niterói, n. 11, p. 26-40, 04 ago. 2014.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Olga dos Santos Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.