Reflexões Sobre A Literatura No Dizer Dos Velhos
gêneros textuais no ensino de língua portuguesa na escola
Palavras-chave:
Gêneros textuais orais, Conto de tradição, Memória dos mais velhos, Educação de Jovens e Adultos, Contadores de HistóriasResumo
No presente texto, expõe-se um breve estudo bibliográfico que tem como principal objetivo promover uma reflexão em torno da importância do uso dos gêneros orais, especificamente, no contexto das aulas de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental - EJA. Para discutir as questões relacionadas às práticas de oralidade em sala de aula foram utilizados, como fundamentos para a reflexão, os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Propomos, neste artigo, pensar sobre as questões ligadas à figura dos velhos como contadores de histórias e do conto de tradição oral que povoa a memória desse narrador tradicional, a partir da perspectiva teórica oferecida nos estudos de Cascudo (2014) e Santos; Apoema; Arapiraca (2018), entre outros. Como resultado decorrente da reflexão proposta, evidencia-se que, ao se utilizar as práticas de produção de oralidade no contexto de sala de aula, a partir da escuta da memória de velhos, é possível identificar nos discursos orais uma ferramenta didática significativa ao âmbito educativo. Desse modo, o uso consciente dos gêneros orais configura-se como uma via para a preservação de valores, crenças, idiomas, linguagens, gestos e expressões culturais de um grupo social determinado, aspectos importantes para a formação do estudante, especialmente, aquela vinculada a educação de jovens e adultos
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Referências
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