O Idealizado e o (não) Factível nos Protocolos para a Educação da Primeira Infância

o desalinho das políticas educacionais em tempo de pandemia refletido nas práticas educativas

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Educação infantil, Práticas Educativas

Resumo

Este ensaio resultou do estudo de cinco protocolos sanitários publicados em 2021 e da análise de testemunhos dados por profissionais atuantes na educação, especialmente, na educação infantil pertencentes ao Grupo de Estudos “ Formação Profissional e Práticas de Supervisão em Contextos”, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os propósitos principais   deste estudo foram: identificar a natureza dos textos protocolares; analisar em que medida eles estiveram alinhados às realidades contextuais das instituições educacionais; compreender como os práticos experienciaram a condição do retorno às atividades presenciais. Em conclusão, pode-se afirmar que os protocolos sanitários não consideraram a pluralidade de condições das instituições de educação e a complexidade do cotidiano, focalizando somente aspectos técnico-operacionais. Como agravantes, a desarticulação entre os setores de serviço público e, também, a falta de comunicação mais assertiva das secretarias municipais com as unidades educacionais, geraram incertezas e exigiram que as equipes criassem suas próprias equações aos problemas locais. Ao mesmo tempo que isso representou um grande desafio às equipes, também resultou em aprendizados interessantes.

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Biografia do Autor

Mônica Appezzato Pinazza , USP

Doutora em Educação e professora livre docente, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

PINAZZA , M. A. . O Idealizado e o (não) Factível nos Protocolos para a Educação da Primeira Infância: o desalinho das políticas educacionais em tempo de pandemia refletido nas práticas educativas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 188–202, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16284. Acesso em: 22 dez. 2024.