O Coordenador Pedagógico em sua Cotidianidade

a dialogicidade como desafio possível na formação

Autores

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Cotidianidade, Diálogo, Pensamento Freireano, EJA

Resumo

Este texto traz uma instigação reflexiva sobre a atuação do coordenador pedagógico no âmbito educativo, colocando a dialogicidade como uma prática fundamental, no reconhecimento de que representa, também, um desafio na cotidianidade do espaço escolar. Pautado na concepção freireana (1983, 1997, 2011, 2013, 2014, 2016), intenta problematizar a realidade deste profissional, ao tempo que propõe o diálogo como um caminho possível para o enfrentamento do complexo exercício da coordenação pedagógica. Sem a pretensão de apresentar respostas, propõe levantar questões oriundas do próprio contexto, na busca de escutar a voz dos seus sujeitos e de expressar uma leitura crítica da realidade, contribuindo para a mudança, contraposta à acomodação, demarcando a educação em seu legítimo papel transformador na sociedade. A trilha investigativa foi pautada numa abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica

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Biografia do Autor

Soraia Sales Baptista da Costa Machado , UNEB

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra-Portugal (2022 - atual); Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (2018); Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Salvador (atual). FORMAPP - Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas - UNEB e GREDHI - Grupo de Pesquisas sobre Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade - UNEB.

Maria Angélica de Souza Felinto , UNEB

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2018); Professora/Orientadora Educacional na Rede Municipal; Grupo de Pesquisa GEPE - Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação - (UNEB); 

Kathia Marise Borges Sales , UNEB

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Grupo de Pesquisa DCETM - Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagem Sociais.

Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX); Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária

Referências

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

MACHADO , S. S. B. da C. .; FELINTO , M. A. de S. .; SALES , K. M. B. .; ALCOFORADO, L. . O Coordenador Pedagógico em sua Cotidianidade: a dialogicidade como desafio possível na formação. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 25–34, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16282. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA