O Coordenador Pedagógico em sua Cotidianidade

a dialogicidade como desafio possível na formação

Autores

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Cotidianidade, Diálogo, Pensamento Freireano, EJA

Resumo

Este texto traz uma instigação reflexiva sobre a atuação do coordenador pedagógico no âmbito educativo, colocando a dialogicidade como uma prática fundamental, no reconhecimento de que representa, também, um desafio na cotidianidade do espaço escolar. Pautado na concepção freireana (1983, 1997, 2011, 2013, 2014, 2016), intenta problematizar a realidade deste profissional, ao tempo que propõe o diálogo como um caminho possível para o enfrentamento do complexo exercício da coordenação pedagógica. Sem a pretensão de apresentar respostas, propõe levantar questões oriundas do próprio contexto, na busca de escutar a voz dos seus sujeitos e de expressar uma leitura crítica da realidade, contribuindo para a mudança, contraposta à acomodação, demarcando a educação em seu legítimo papel transformador na sociedade. A trilha investigativa foi pautada numa abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Sales Baptista da Costa Machado , UNEB

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra-Portugal (2022 - atual); Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (2018); Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Salvador (atual). FORMAPP - Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas - UNEB e GREDHI - Grupo de Pesquisas sobre Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade - UNEB.

Maria Angélica de Souza Felinto , UNEB

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2018); Professora/Orientadora Educacional na Rede Municipal; Grupo de Pesquisa GEPE - Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação - (UNEB); 

Kathia Marise Borges Sales , UNEB

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Grupo de Pesquisa DCETM - Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagem Sociais.

Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX); Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária

Referências

ALMEIDA, Laurinda R. A. O coordenador pedagógico ante o desafio de articular e mobilizar a equipe escolar para tecer o Projeto Pedagógico. In GUIMARÃES, Ana A. et.alii. (orgs.). 11ªed.O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2008.
ANDRÉ, Marli. O cotidiano escolar, um campo de estudo. In PLACCO, Vera M.N.S. ALMEIDA, L. R. (orgs.). 4ªed.O coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2006.
CHRISTOV, Luiza H.S. Garota interrompida: metáfora a ser enfrentada. In PLACCO. Vera M.N.S., ALMEIDA, L.R. (orgs.). 4ªed.O coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2006.
CHRISTOV, Luiza H. S. Educação Continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In GUIMARÃES, Ana A. et. alii. (orgs.). 11ªed. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2008.
GARRIDO, Elsa. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In BRUNO, E. B. G., ALMEIDA, L.R. CHRISTOV, L.H.S. (orgs.). 9ªed. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2008.
MATE, Cecília H. Qual a identidade do professor coordenador pedagógico? In GUIMARÃES, Ana A. et. alii. (orgs.). 11ªed.O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58.ed. rev. e anual. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2014a.
_____. Por uma pedagogia da pergunta. In: FREIRE, Paulo: FAUNDEZ, Antonio ed. Rio de Janeiro/São Paulo; São Paulo: Paz e Terra, 2017.
_____. Educação e Mudança.1983a, 8ªed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.
_____. Extensão ou Comunicação.1983b, 7ªed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.
_____. Conscientização. 2016, São Paulo: Cortez.
_____. Pedagogia da Autonomia. 2013,.47ªed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.
_____. Pedagogia da Indignação. 2014b. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.
LIMA, Márcia Regina Canhoto de. Paulo Freire e a Administração Escolar: A busca de um sentido, Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 3. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2017.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

MACHADO , S. S. B. da C. .; FELINTO , M. A. de S. .; SALES , K. M. B. .; ALCOFORADO, L. . O Coordenador Pedagógico em sua Cotidianidade: a dialogicidade como desafio possível na formação. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 25–34, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/16282. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA