Potencialidades da Gamificação na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Gamificação, Inovação, Ensino e aprendizagemResumo
Este artigo é parte integrante da pesquisa Gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos desenvolvida no Programa Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB). A questão investigativa que a norteou buscou saber quais são as potencialidades que a gamificação apresenta quando aplicada à Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, este recorte tem por objetivo investigar as potencialidades da gamificação quando aplicada a educação de jovens e adultos para inovar a prática pedagógica na escola. Para composição do procedimento metodológico foi escolhida a pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa com o dispositivo da pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram o questionário, a observação participante e o grupo focal. Os colaboradores da investigação foram 30 alunos, sendo 13 do sexo feminino e 17 do sexo masculino, de uma turma da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, situado na cidade de Presidente Tancredo Neves - Bahia. Os resultados da pesquisa apontaram que a EJA também é um espaço para a inovação e os alunos estão abertos a novas formas de pensar, ser, aprender e agir no mundo e a gamificação criou um ambiente propício para a aprendizagem ao favorecer potencialidades como a autonomia, o foco, a criatividade, a autoria, a curiosidade e a colaboração entre os estudantes da EJA.
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