A Formação Docente na EJA

uma política de responsabilidade pública

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, políticas públicas e EJA

Resumo

Este artigo discute a formação docente da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no município de Camaçari/BA e traz como problemática: Como estruturar uma Política Pública de formação de professores da EJA, sem que leve em consideração a visibilidade da história política e pedagógica da formação docente deste município? O objetivo geral se configura em analisar a política pública municipal da formação de professores da EJA de Camaçari; como objetivos específicos: investigar aspectos históricos da EJA do município, a partir dos documentos públicos sobre a formação de professores da EJA e identificar os avanços existentes na política pública de formação de professores da EJA, na respectiva rede de ensino. Para trilhar esse caminho optamos pela abordagem qualitativa, pelo viés da pesquisa participante, em duas escolas municipais da EJA. Os resultados apresentados foram os seguintes: atualmente não há uma política de formação para professores da EJA, estes não têm acesso aos documentos oficiais produzidos sobre a EJA, nas poucas formações existentes, nesses últimos três anos, não há o reconhecimento destes professores como sujeitos de uma história política e pedagógica.

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Biografia do Autor

Aristela Evangelista Santos, Universadade Federal da Bahia

Ex-aluna da Especialização em docência na Educação Infantil, Faced/Ufba.

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

SANTOS, A. E.; CONCEIÇÃO, A. P. S. .; AMORIM, A. . A Formação Docente na EJA: uma política de responsabilidade pública. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 123–134, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15611. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA