Instagram Como Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professores na Cibercultura
Palavras-chave:
Instagram, Ciberpesquisa-formação, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Com o crescimento significativo da interface Instagram nos últimos anos, foi possível observar um movimento para além do entretenimento da rede social, em que propostas educativas extraescolares utilizavam a interface para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Inspirados neste movimento, o objetivo deste artigo é apresentar a experiência de um dispositivo de Ciberpesquisa-formação que construiu um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na interface do Instagram. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-formação na Cibercultura. Foi criado o perfil do Instagram @educacaofisica.mesquita que tornou-se o ambiente de suporte para a realização da formação continuada de professores de Educação Física da rede educativa de Mesquita/RJ que atuavam no Ensino Fundamental I e II, Educação Especial e na EJA, que aconteceu no período de fevereiro de 2021 a setembro 2022 com o objetivo de refletir sobre a Inclusão da pessoa com deficiência nas escolas. Concluímos que é possível a organização de um AVA na interface Instagram aliado aos pressupostos da Educação Online, como interatividade, hipertexto e colaboração. Ressaltamos que organizando uma estratégia de produção de conteúdos baseada em objetivos, cria-se uma narrativa que garante a construção de uma ambiência formacional empática e visualmente atrativa. Destacamos que esta experiência é uma potente proposta possível de replicar em diferentes níveis e modalidades de ensino e na prática pedagógica, bem como sugerimos a exploração do potencial formativo de outras interfaces.
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