Instagram Como Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professores na Cibercultura

Autores

Palavras-chave:

Instagram, Ciberpesquisa-formação, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Com o crescimento significativo da interface Instagram nos últimos anos, foi possível observar um movimento para além do entretenimento da rede social, em que propostas educativas extraescolares utilizavam a interface para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Inspirados neste movimento, o objetivo deste artigo é apresentar a experiência de um dispositivo de Ciberpesquisa-formação que construiu um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na interface do Instagram. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-formação na Cibercultura. Foi criado o perfil do Instagram @educacaofisica.mesquita que tornou-se o ambiente de suporte para a realização da formação continuada de professores de Educação Física da rede educativa de Mesquita/RJ que atuavam no Ensino Fundamental I e II, Educação Especial e na EJA, que aconteceu no período de fevereiro de  2021 a setembro 2022 com o objetivo de refletir sobre a Inclusão da pessoa com deficiência nas escolas. Concluímos que é possível a organização de um AVA na interface Instagram aliado aos pressupostos da Educação Online, como interatividade, hipertexto e colaboração. Ressaltamos que organizando uma estratégia de produção de conteúdos baseada em objetivos, cria-se uma narrativa que garante a construção de uma ambiência formacional empática e visualmente atrativa. Destacamos que esta experiência é uma potente proposta possível de replicar em diferentes níveis e modalidades de ensino e na prática pedagógica, bem como sugerimos a exploração do potencial formativo de outras interfaces.

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Biografia do Autor

Aline Alvernaz, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Professora, Doutoranda em Educação, Mestra em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ. Possui Graduação em Educação Física, é Especialista (Lato Sensu) em Psicomotricidade, Orientação Educacional e Pedagógica e Educação Especial e inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e Docência On-line para a Inclusão. É membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDoC - UFRRJ)

Edméa Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Associação de Pós-Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROD/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura.

 

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

FERRAZ, A.; SANTOS, E. Instagram Como Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professores na Cibercultura. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 35–52, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15605. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA