Instagram Como Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professores na Cibercultura

Autores

Palavras-chave:

Instagram, Ciberpesquisa-formação, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Com o crescimento significativo da interface Instagram nos últimos anos, foi possível observar um movimento para além do entretenimento da rede social, em que propostas educativas extraescolares utilizavam a interface para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Inspirados neste movimento, o objetivo deste artigo é apresentar a experiência de um dispositivo de Ciberpesquisa-formação que construiu um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na interface do Instagram. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-formação na Cibercultura. Foi criado o perfil do Instagram @educacaofisica.mesquita que tornou-se o ambiente de suporte para a realização da formação continuada de professores de Educação Física da rede educativa de Mesquita/RJ que atuavam no Ensino Fundamental I e II, Educação Especial e na EJA, que aconteceu no período de fevereiro de  2021 a setembro 2022 com o objetivo de refletir sobre a Inclusão da pessoa com deficiência nas escolas. Concluímos que é possível a organização de um AVA na interface Instagram aliado aos pressupostos da Educação Online, como interatividade, hipertexto e colaboração. Ressaltamos que organizando uma estratégia de produção de conteúdos baseada em objetivos, cria-se uma narrativa que garante a construção de uma ambiência formacional empática e visualmente atrativa. Destacamos que esta experiência é uma potente proposta possível de replicar em diferentes níveis e modalidades de ensino e na prática pedagógica, bem como sugerimos a exploração do potencial formativo de outras interfaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Alvernaz, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Professora, Doutoranda em Educação, Mestra em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ. Possui Graduação em Educação Física, é Especialista (Lato Sensu) em Psicomotricidade, Orientação Educacional e Pedagógica e Educação Especial e inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e Docência On-line para a Inclusão. É membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDoC - UFRRJ)

Edméa Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Associação de Pós-Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROD/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura.

 

Referências

ALVERNAZ, Aline.; ANISZEWSKI, Ellen.; RANGEL, Waleska. (org). Educação Física Escolar: Práticas Inspiradoras na Rede Municipal de Mesquita/RJ. Curtiba, CRV-2020. 128p. DOI:10.24824/978655868909.6

ALVERNAZ, Aline; BARBOSA, Maria de Fátima de Oliveira Freitas; SILVA, Dagmar; ANISZEWSKI, Ellen. Planejamento Participativo na Educação Especial: possibilidades para a construção de competência, autonomia e vínculos sociais. In: SCHUZ, Arlan; MAYER, Leandro; AMARAL, Marco Antonio Franco. (Orgs) Um olhar sobre a Educação Contemporânea: Abrindo horizontes, construindo caminhos. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2020, p. 281-288. DOI: 10.46550/978-65-88362-08-2

ALVERNAZ, Aline; SANTOS, Edméa. O ciberativismo PCD e a formação de professores de Educação Física para a Inclusão. In: XI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias... Rio de Janeiro, 2022. Anais eletrônicos. Disponível em: < https://www.seminarioredes.com.br/adm/trabalhos/diagramados/TR614.pdf>

ANDRADE, N.; CALDAS, A.; ALVES, N. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – ‘após muitas conversas acerca deles'. In: Oliveira I.; Peixoto, L.; Süssekind, M. L. (Orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019, p. 19-42.DOI: 10.24824/978854443563.2

ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: Barbosa, J. Multirreferencialidade nas ciências e na educação.(pp. 24- 51). São Carlos: EdUFSCar, 1998.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2013.

GANDIN, Danilo. A proposição do Planejamento Participativo entre as ferramentas de Intervenção da Realidade. Currículo sem Fronteiras, v.1. n.1, .81-95, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss1articles/gandin.pdf . Acesso em: 2 jan. 2018

JOSSO, Marie C. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Sulina, 2004

MARTINS, Vivian. Os cibervídeos na educação online: uma pesquisa-formação na cibercultura. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Dusponível em: < http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10733>. Acesso em: 2 out. 2021

MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T., M.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MOREIRA, J.A., and JANUÁRIO, S. Redes sociais e educação: acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, C., e SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 67-84. Disponível em: from: https://www.researchgate.net/publication/333742535_Redes_sociais_e_educacao_reflexoes_acerca_do_Facebook_enquanto_espaco_de_aprendizagem Acesso em: 4 fev. 2020

OLIVEIRA, Maria Victória. Inovação em educação. Data: 9 de fevereiro de 2021. Disponível em: < https://porvir.org/pandemia-aumenta-procura-por-cursos-online-sobre-habilidades-comportamentais-e-vida-digital/> Acesso em: 27 de maio de 2021

SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralistada comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, Edméa. Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. 351 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11800/1/Tese_Edmea%20Santos1.pdf Acesso em: 4 nov. 2020.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Lisboa, Portugal: Whitebooks, 2014.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SANTOS, Rosimere. Formação de Formadores e Educação Superior na cibercultura: itinerâncias de grupos de Pesquisa no Facebook. 2015. 183 f. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SILVA, Alexandra Barbosa. Docência online: uma pesquisa-formação na Cibercultura. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. São Paulo: Loyola, 2010

SILVA, Marco. (Org). Formação de professores para docência online. São Paulo: Loyola, 2012.

SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Renote, Porto alegre, v. 16, n. 1, 2018. Doi: 10.22456/1679-1916.86051. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86051. Acesso em: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

FERRAZ, A.; SANTOS, E. Instagram Como Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professores na Cibercultura. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 35–52, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15605. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA