Práticas Pedagógicas Gamifcadas na EJA
perspectivas metodológicas
Palavras-chave:
EJA, Gamificação, Prática Pedagógica Gamificada, Gamificação, Curriculo, SocioeducaçãoResumo
O artigo tem como objetivo trazer as reflexões acerca das práticas pedagógicas gamificadas enquanto mobilizadora de aprendizagens emancipatórias na escola formal, inserida no contexto das medidas socioeducativas de internação. Para tanto, apresentamos as discussões envolvendo a gamificação enquanto metodologia propositiva de inovação para os processos de aprendizagens ocorridos na modalidade de EJA no cenário da socieoducação. Para a organização de tais reflexões, trazemos o panorama geral da pesquisa, sua discussão a respeito do currículo e sua ressignificação a partir das práticas pedagógicas gamificadas, bem como a relação dessas práticas com o movimento de inovação na socioeducação. As discussões perpassam pelo aspecto possibilitador de interatividade proporcionado pelas práticas estruradas a partir da lógica, princípios e elementos dos jogos. Utilizamos a pesquisa bibliográfica como método transversalidado pela pesquisa documental como dispositivo de produção e coleta de dados que possibilitou atender aos objetivos estabelecidos e apresentar as perspectivas metodológicas da gamificação no cenário da EJA no cenário da socioeduação como possibilidade de inovação da prática pedagógica, em diálogo com ALVES (2014), CAROLEI e TORI (2014), COSTA (2006), FINO (2008), FREIRE (2008), GAUTHIER (2013), HUIZINGA (2014), MACEDO (2013), MEIRIEU (2002), SALES (2018), SALES e KENSKI (2021) e SOUZA (2020).
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