Da Leitura da Palavra à Leitura do Mundo: do direito à leitura literária na EJA

Autores

Palavras-chave:

EJA; Leitura Literária; Diálogo; Paulo Freire; Clássicos Universais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a temática da leitura literária na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), assim como apresentar possibilidades para a discussão dos processos de leitura literária para esse público. Partimos de um referencial crítico e dialógico de leitura ancorado, em especial, nos estudos de Paulo Freire (1979,1987,1992) que afirma que a leitura da palavra deve vir precedida da leitura de mundo. Apresentamos, pelo viés da pesquisa qualitativa, o mapeamento de pesquisas circunscritas no SciELO, realizadas no período de 2008 a 2017, que abordam a problemática vivenciada por mulheres da EJA, os obstáculos históricos e sociais que dificultaram o acesso desse público à escolarização e as formas cotidianas de superar tais obstáculos, a partir da leitura dos clássicos universais. Tais discussões são amparadas pelas ideias de Ana Maria Machado (2009), Ezra Pound (2006), Harold Bloom (1995), Italo Calvino (2007) e T. S. Eliot (1991). Como resultado buscamos evidenciar as características presentes nos clássicos literários que justificam seu uso para o público de pessoas jovens e adultas de forma que possam dizer sua palavra em espaços de escuta e de fala de mulheres que foram historicamente silenciadas. Pode-se concluir que tal leitura proporciona espaços de criação humana de uma escuta empática a partir do acesso às obras da alta literatura e oferece elementos que indicam a potencialidade dessa atividade nos processos de formação leitora do público da EJA.

EJA; Leitura Literária; Diálogo; Paulo Freire; Clássicos Universais.

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Biografia do Autor

Renata de Fátima Gonçalves, Unicamp

Doutoranda em Educação (Unicamp), sob orientação da professora Mara Regina Lemes De Sordi, graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Desenvolveu pesquisa com foco na alfabetização de mulheres na EJA na perspectiva da Aprendizagem Dialógica. Especialista em Educação Inclusiva e Especial e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Dom Alberto. Atuou como Especialista de Educação Básica pelo Estado de Minas Gerais. Tem experiência na docência e tutoria do curso de Pedagogia a Distância no instituto Federal do Sul de Minas Gerais e na Universidade Federal de Alfenas. Além disso, tem experiência como Professora orientadora de Estágio pela UAB. É membro do grupo de estudos e Pesquisa LOED e "Educateliê". Atua como professora substituta do IFSP.

Vanessa Cristina Girotto Nery, Unifal/MG

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Alfenas-MG, desde 2011. Atua como professora nas Licenciaturas e no Curso de Pedagogia ministrando disciplinas de Alfabetização e Didática, áreas de concurso. Colabora com a disciplina de Estágio e Formação de Professores(as). Coordena o Grupo de Pesquisa Educateliê (CNPQ, 2019). A ênfase de seu trabalho acadêmico (pesquisa e de extensão) está na linha de Formação de Professores(as) Alfabetizadores(as) na perspectiva Freiriana; Ensino e Aprendizagem; EJA. Na extensão desenvolve trabalhos de leitura com sujeitos privados de liberdade; alfabetização e formação de professores. Formada em Pedagogia (2004), Mestrado (2007) e Doutorado em Educação (2011), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. É membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). É ativista pela justiça social.

Thais Aparecida Bento Reis, Secretaria da Educação de Alfenas

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2009), possui especialização em Ensino Lúdico pela Faculdade São Luís (2016) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (2018). Desenvolveu pesquisa sobre os clássicos da literatura universal e sua utilização nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio da leitura dialógica. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educateliê (UNIFAL/MG). Faz parte do quadro de servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Alfenas (desde 2011), atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

GONÇALVES, R. de F. G.; NERY, V. C. G. N.; REIS, T. A. B. . Da Leitura da Palavra à Leitura do Mundo: do direito à leitura literária na EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 15–30, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15580. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 8 Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos