Educação On-Line

prática pedagógica com o uso do padlet

Autores

Palavras-chave:

Educação on-line; Ensino de Matemática; Ensino Médio; Padlet; Pesquisa-formação

Resumo

As tecnologias digitais estão intrínsecas, gradativamente, aos cotidianos sociais, comunicativos e culturais. No âmbito educacional, percebe-se que os jovens estão, com bastante frequência, imersos nos aplicativos digitais, nas redes e em tantas outras interfaces semelhantes. A inserção das tecnologias digitais está presente, desde algum tempo, nas realidades escolares. No entanto, veio à tona, sobretudo, no contexto pandêmico da Covid-19, vivenciado pela sociedade. Diante dessas discussões, surge-nos o questionamento: como podemos potencializar uma educação em rede no ensino de Matemática a partir dos usos do aplicativo digital Padlet? Assim, este artigo tem por objetivo compreender os achados epistemológicos e didático metodológicos observados durante o desenvolvimento de práticas pedagógicas com o uso do Padlet no ensino de Matemática ao longo de um bimestre letivo de 2021 em uma turma de primeiro ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS)/Campus Itabaiana. Metodologicamente, utiliza-se a abordagem qualitativa e a pesquisa-formação. Os dispositivos utilizados foram o formulário on-line, os registros em áudio e em vídeo e as narrativas construídas por meio do Padlet, do Classroom e do Mentimeter. Os resultados da atividade proposta apontam que o uso de métodos plurais pode despertar o interesse dos alunos e proporcionar aprendizagens significativas, além de distanciá-los das metodologias padronizadas que primam pela transmissão de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisânia Santana de Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Matemática (UFPB). Professora do Instituto Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7732-3877 E-mail: elisania@academico.ufs.br.

Nayara Evellyn Santos Fontes, Rede SESI Sergipe

Mestre em Educação (PPGED/UFS). Professora da Rede SESI Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3829-7455 E-mail: profanayara1@gmail.com.

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, v. 10, n. 3, p. 475-495, publicação contínua, 2021. Disponível em: https://periodicos.grupotiradentes.com/educacao/article/view/8810/4816. Acesso em: 26 out. 2022.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Imagens de escolas: espaçostempos de diferenças no cotidiano. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n.86, p. 17-36, abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/tNr9GNVPHvhZfL3qL8CYFML/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 set. 2022.
COULON, Alain. Etnometodologia e educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FIORENTINI, Dario; FERNANDES, Fernando Luís Pereira; CARVALHO, Dione Lucchesi de (org.). Narrativas de práticas e de aprendizagem docente em Matemática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 59. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
INEP. Relatório Brasil no Pisa 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em: 7 abr. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de Professores)
LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, Curitiba, v.32, n. 59, p. 277-290, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Mh9xtFsGCs6HRpCWWM5XhvL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2022.
LUCENA, Simone; OLIVEIRA, José Mario Aleluia. Culturas digitais na educação do Século XXI. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 7, n. 14, p. 35-44, set./dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3449/3012. Acesso em: 12 set. 2022.
LUCENA, Simone; SANTOS, Sandra Virginia Correia de Andrade; MOTA, Gersivalda Mendonça da. Formação continuada de professores com as tecnologias móveis digitais. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 2, p. 315-338, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/30440/20480. Acesso em: 10 set. 2022.
MACEDO, Roberto Sidnei Macedo. Atos de Currículo e Autonomia Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2013.
MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisa-Formação/Formação-Pesquisa: criação de saberes e heurística formacional. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
NUNES, Everton de Almeida; SANTOS JÚNIOR, Gilson Pereira dos; CARREGOSA, Dean Lima. Formative experiences: methodological findings of training processes performed during the Covid-19 pandemic. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/12482. Acesso em: 22 ago. 2022.
OLIVEIRA, Carloney Alves de. Dispositivos móveis e suas potencialidades para a formação de pedagogo/as nas aulas de Matemática na Universidade Federal de Alagoas Campus A. C. Simões. Debates em educação, Maceió, v. 10, n. 22, p. 231-246, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5424/pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
SOUZA, José Batista; CARVALHO, Tainah dos Santos. Formação de professores para o uso de tecnologias digitais: experiências exitosas da Universidade Federal de Sergipe durante a pandemia. In: VASCONCELOS, Carlos Alberto (org.). Formação de professores e experiências em tempos de pandemia. Sobral/CE: Sertão Cult, 2021. p. 173 -198. Disponível em: https://editorasertaocult.com/wp-content/uploads/2021/11/vasconcelos_formacao-de-professores-e-experiencias-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 08 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

OLIVEIRA, E. S. de .; FONTES, N. E. S.; LUCENA, S. . Educação On-Line : prática pedagógica com o uso do padlet. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 53–67, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15578. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA