Educação On-Line
prática pedagógica com o uso do padlet
Palavras-chave:
Educação on-line; Ensino de Matemática; Ensino Médio; Padlet; Pesquisa-formaçãoResumo
As tecnologias digitais estão intrínsecas, gradativamente, aos cotidianos sociais, comunicativos e culturais. No âmbito educacional, percebe-se que os jovens estão, com bastante frequência, imersos nos aplicativos digitais, nas redes e em tantas outras interfaces semelhantes. A inserção das tecnologias digitais está presente, desde algum tempo, nas realidades escolares. No entanto, veio à tona, sobretudo, no contexto pandêmico da Covid-19, vivenciado pela sociedade. Diante dessas discussões, surge-nos o questionamento: como podemos potencializar uma educação em rede no ensino de Matemática a partir dos usos do aplicativo digital Padlet? Assim, este artigo tem por objetivo compreender os achados epistemológicos e didático metodológicos observados durante o desenvolvimento de práticas pedagógicas com o uso do Padlet no ensino de Matemática ao longo de um bimestre letivo de 2021 em uma turma de primeiro ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS)/Campus Itabaiana. Metodologicamente, utiliza-se a abordagem qualitativa e a pesquisa-formação. Os dispositivos utilizados foram o formulário on-line, os registros em áudio e em vídeo e as narrativas construídas por meio do Padlet, do Classroom e do Mentimeter. Os resultados da atividade proposta apontam que o uso de métodos plurais pode despertar o interesse dos alunos e proporcionar aprendizagens significativas, além de distanciá-los das metodologias padronizadas que primam pela transmissão de conteúdos.
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