A Arte Como Ponte em Química

um olhar para a formação cidadã e ecológica na educação de jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Arte e Química; Alfabetização Científica; Educação Ambiental; formação cidadã; EJA.

Resumo

Resumo: A Arte tem sido utilizada como alternativa dinamizadora no ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza/Química, para ressignificação dos conteúdos científicos e aproximação com a realidade socioambiental. Este estudo é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, sendo um reco[1]rte de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão, com objetivo de refletir sobre a articulação entre Arte e Química, considerando os conhecimentos científicos em conexão com aspectos socioambientais, com vistas à formação cidadã e ecológica, para a Educação Ambiental como prática de liberdade e emancipação. Foram analisados 13 artigos científicos com a temática, disponíveis nos bancos de dados Periódicos Capes e Google Acadêmico, publicados no período de 2011 a 2021. Foram incluídas pesquisas empíricas, na Língua Portuguesa, realizadas em nível escolar, superior e cursos de formação. Os descritores utilizados foram Química e Arte, Ensino de Química, Artes Visuais e Imagens. Com os resultados da pesquisa, pode-se sugerir que aliar Arte à Química é alternativa viável para o ensino-aprendizagem interdisciplinar entre Química e Arte e outros componentes curriculares afins, com grande potencial para desenvolvimento da cidadania e do sujeito ecológico, da criatividade, autonomia e participação ativa dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A motivação para essa temática se justifica pela relevância da reflexão de práticas pedagógicas contemporâneas de Química e outras áreas dos saberes, na EJA, com possibilidades de formação abrangente dos estudantes.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Conceição Marconcini Prestes, Universidade Federal do Maranhão - Ufma

Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora de Química da Rede Pública Estadual do Maranhão (SEDUC/MA).

Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB). Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

PRESTES, M. A. C. M.; MARQUES, C. V. V. C. O. A Arte Como Ponte em Química: um olhar para a formação cidadã e ecológica na educação de jovens e adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 106–122, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15577. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA