A Arte Como Ponte em Química

um olhar para a formação cidadã e ecológica na educação de jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Arte e Química; Alfabetização Científica; Educação Ambiental; formação cidadã; EJA.

Resumo

Resumo: A Arte tem sido utilizada como alternativa dinamizadora no ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza/Química, para ressignificação dos conteúdos científicos e aproximação com a realidade socioambiental. Este estudo é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, sendo um reco[1]rte de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão, com objetivo de refletir sobre a articulação entre Arte e Química, considerando os conhecimentos científicos em conexão com aspectos socioambientais, com vistas à formação cidadã e ecológica, para a Educação Ambiental como prática de liberdade e emancipação. Foram analisados 13 artigos científicos com a temática, disponíveis nos bancos de dados Periódicos Capes e Google Acadêmico, publicados no período de 2011 a 2021. Foram incluídas pesquisas empíricas, na Língua Portuguesa, realizadas em nível escolar, superior e cursos de formação. Os descritores utilizados foram Química e Arte, Ensino de Química, Artes Visuais e Imagens. Com os resultados da pesquisa, pode-se sugerir que aliar Arte à Química é alternativa viável para o ensino-aprendizagem interdisciplinar entre Química e Arte e outros componentes curriculares afins, com grande potencial para desenvolvimento da cidadania e do sujeito ecológico, da criatividade, autonomia e participação ativa dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A motivação para essa temática se justifica pela relevância da reflexão de práticas pedagógicas contemporâneas de Química e outras áreas dos saberes, na EJA, com possibilidades de formação abrangente dos estudantes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Conceição Marconcini Prestes, Universidade Federal do Maranhão - Ufma

Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora de Química da Rede Pública Estadual do Maranhão (SEDUC/MA).

Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB). Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

ALVES, Eliane Fernandes Gadelha; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. Concepções de diversidade na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Interritórios: Revista da Educação, Caruaru, v. 6, n. 11, p. 100-123, 6 ago. 2020.
ARGOLO, Maria Isabel Spitz; COUTINHO, Lucidéa Guimarães Rebello. A reversibilidade entre a química e a arte: uma visão transdisciplinar no ensino de química. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 3., 2012, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2012. Disponível em: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/ivenecienciassubmissao/eneciencias2012/paper/viewFile/337/208. Acesso em: 15 nov. 2021.
AZEVEDO, Y. S. de, et al. Transformando lixo em arte: um relato de experiência no ensino de Química. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e53810716704, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16704. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16704. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF: Presidência da República, [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 27 fev. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, mar. 2017. – Lei nº 9.394/1996 – Lei nº 4.024/1961. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB 3/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de novembro de 2018, Seção 1, p. 21-24.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 25 de maio de 2021. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, DF, 26 maio 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/DiretrizesEJA.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.

BUDEL, G. J. Ensino de Química para a Educação de Jovens e Adultos buscando uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
CARDOSO, Marcélia Amorim; PASSOS, Gisele de Andrade Louvem dos. Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente. Revista Educação Pública. Fundação Cecierj. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/25/reflexes-sobre-a-educao-de-jovens-e-adultos-e-a-formao-docente. Acesso em: 29 nov. 2020.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades na escola. In: PERNAMBUCO, Marta; PAIVA, Irene. (Org.). Práticas coletivas na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 115-124. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/8680. Acesso em: 28 dez. 2021.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais: tendências e perspectivas na formação de professores. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 139–150, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017. Acesso em: 28 dez. 2021.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, [s. l], n. 22, p. 89-100, jan/fev/mar/abr. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/?format=pdf. Acesso em: 02 jan. 2022.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018. 360 p. (Coleção educação em ciências).

CHECO, Daniele Cecília Ulson de Araújo. Química no contexto da educação de jovens e adultos. Curitiba: Inter Saberes, 2021. 219 p. (Série Aspectos Educacionais de Química).

COSTA, Mauro Melo; AZEVEDO, Rosa Oliveira Martins; PINO, José Claudio Del. Temas Geradores no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 147-161, jul-dez 2016. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/228. Acesso em: 21 mar. 2022.

DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, São Paulo, v. 21, n. 55, p. 58-77, 27 ago. 2001.
FELDMANN, Marina Graziela; NUNES, Ana Lúcia Pereira; MIRANDA, Helga Porto. Cultura e interculturalidades na EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 3, n. 06, p. 156-170, 16 mar. 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11236. Acesso em: 4 nov. 2022.
FERRARINI, M. C. L.; NASCENTE, R. M. M. Formação de educadores(as): a importância das imagens na escola básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 236–246, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7033. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7033. Acesso em: 3 nov. 2022.
FERREIRA, Wendel Menezes; SILVA, Adjane da Costa Tourinho e. As fotonovelas no ensino de química. Química Nova na Escola, [s. l], v. 33, n. 1, p. 11-30, 4 fev. 2011. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/04-RSA3410.pdf. Acesso em: 3 nov. 2022.
FIGUEIRÊDO, A. M. T. A. de et al. Os Desafios no Ensino de Ciências nas Turmas de Jovens e Adultos na Área de Química. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 214–232, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.41928. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41928. Acesso em: 16 fev. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p. Coleção Leitura.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, Fabiana; COSTA, Kristiane Munique Costa e. A interdisciplinaridade entre a química e a arte por meio dos corantes naturais. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72162-72173, 25 set. 2020. DOI:10.34117/bjdv6n9-603. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/17301/14059. Acesso em: 3 nov. 2022.
GOMES, M. G. et al. Confecção de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 28–38, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i2.1185. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1185. Acesso em: 3 nov. 2022.

GOODSON, Ivor Frederick. Etimologias, epistemologias e o emergir do currículo. In: GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 29-44.
GUIMARÃES, Luciana Mamus; SILVA, Camila Silveira da. A contribuição da arte para a formação inicial de professores de Química. Indagatio Didactica, [S. l.], p. 226-239, 1 jan. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.34624/ID.V8I1.3163. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3163/2500. Acesso em: 3 nov. 2022.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], n. 14, p. 108-130, dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD. Acesso em: 15 fev. 2022.
HANSEN, T. R. et all. O conceito de energia em periódicos da área de Educação em Ciências: a discussão da conservação/degradação de energia em práticas educativas de perspectivas Freire-CTS. Investigações em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 120-139, 1 abril 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1485. Acesso em: 21 mar. 2022.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios Contínua 2012-2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.htm. Acesso em: 15 fev. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução de: Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Coleção questões da nossa época; v. 14. 127 p. Título original: Formarse para el cambio y la incertidumbre.
KLEIN, Sabrina Gabriela; PEREIRA, Diuliana Nadalon; MUENCHEN, Cristiane. Avaliação da aprendizagem na abordagem temática: um olhar para os três momentos pedagógicos. Investigações em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 375-387, 30 abr. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p375. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2366. Acesso em: 21 mar. 2022.
KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, Brasilia, v.11, n. 55, p. 3-8, 1992. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2153/1892. Acesso em: 28 dez. 2021.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e Realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v.14, p. 85-93, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF. Acesso em: 28 dez. 2021.
MARSICO, Juliana; FERREIRA, Marcia Serra. História do Currículo do presente: investigando processos alquímicos no Ensino de Ciências para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 4, p. 837-855, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660143. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7660023.pdf. Acesso em: 06 mar. 2022.

MENDES, R. M. et al. O olhar pelas narrativas da EJA: o aluno como protagonista nas aulas de química. Educação Química En Punto de Vista, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 61-86, 18 ago. 2018. Semestral. DOI: http://dx.doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1043. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/1043. Acesso em: 01 mar. 2022.

NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 225–249, 2012. DOI:10.20396/rho.v10i39.8639728. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728. Acesso em: 30 dez. 2021

NUNES, Albino Oliveira; DANTAS, Josivânia Marisa. As relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) na Educação Química. In: NUNES, Albino Oliveira; DANTAS, Josivânia Marisa (org.). Ensinando Química: propostas a partir do enfoque CTSA. São Paulo: Livraria da Física, 2016. Cap. 1. p. 13-39. (Ensino de Química).

OLIVEIRA, Alaide Emilia Dourado; BELTRAN, Diego. A promoção da igualdade na Escola de Adultos: O saber universal presente em cada um. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 03, n. 06, p. 74-86, jul./dez. 2020.

PEROVANO, Laís Perpetuo; MENDES, Ana Nery Furlan. A utilização de fotografias no ensino-aprendizagem de química. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 13, n. 1, p. 344-553, abr. 2020. Trimestral. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21640/24156. Acesso em: 17 set. 2021.

RAMO, Luciano Bernardo. Metodologias para o Ensino de Química na modalidade EJA: uma revisão sistemática da literatura. Revista Debates em Ensino de Química, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 109–125, 2019. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2345. Acesso em: 21 mar. 2022.
RANGEL, Mary; ROJAS, Angelina Accetta. Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 3, n. 2, p. 73-86, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/8546. Acesso em: 15 nov. 2021.
READ, Herbert. A Educação pela Arte. Tradução de: Valter Lellis Siqueira. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020. Coleção Mundo da Arte. 423 p. Título original: Education through art.
REIS, Michele Tamara; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. O ensino de Química e Arte por meio da temática “tintas”: uma abordagem interdisciplinar. Revista Debates em Ensino de Química, [S.l.], v. 4, n. 2 (esp), p. 133–153, 2018. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1858. Acesso em: 3 nov. 2022.
REZENDE, Viviane Almeida. A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, n. 11, p. 67-76, 24 jun. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2542/2171. Acesso em: 27 fev. 2022.
ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ED/SBQ, 2016. v. 25. Disponível em: https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

RODRIGUES, Ivna Di’ Moura Oliveira; GONÇALVES, Elisabete Alerico; TEODORO, Paulo Vitor. A Química na modalidade EJA e no Ensino Médio ‘Regular’. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e69101522596, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.22596. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22596. Acesso em: 14 fev. 2022.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A.; GROSSBERG, Lawrence; MCROBBIE, Angela; SIMON, Roger I.; GIROUX, Henry A.; KELLNER, Douglas; SANTOMÉ, Jurjo Torres; GRIGNON, Caude; GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 159-177.

SANTOS, Juliana Silva dos; PEREIRA, Marcos Villela Pereira; AMORIM, Antonio. Os Sujeitos Estudantes da EJA: um olhar para as diversidades. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 01, n. 01, p. 122-135, jan./jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/14598. Acesso em: 20 fev. 2022.
SOUZA, Maria Antonia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012. 200 p.

SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; SOUZA, Bartolomeu Israel de. Sociedade e natureza: interpretações, reflexos na Educação Ambiental no Brasil e a necessidade do devir. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 4, p. 267–286, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11852. Acesso em: 30 dez. 2021.

SASSERON, Lúcia Helena. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências [S. l.], v. 18, n. 3, p. 1061–1085, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec20181831061. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833. Acesso em: 7 fev. 2022.
SILVA, A. C. S. et al. Reflexões sobre o ensino tradicional da Química e uma comparação entre os mecanismos de ensino: demonstração de campo e software de simulação interativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 8, n. 8, p. e37881214, 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1214. Acesso em: 15 nov. 2021.
SILVA, Margarete Virgínia Gonçalves; HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva. O uso de fotografias para avaliação da aprendizagem dos conceitos de fenômenos físicos e reações químicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas. Águas de Lindóia, SP: ENPEC, 2013. p. 1-8. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0863-1.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.
SILVA JUNIOR, L. A. A interface química e arte no desenvolvimento de competências da BNCC. Interritórios: Revista da Educação, Caruaru, v. 5, n. 9, p. 1-21, 2019.
SILVA, Matheus de Castro e; SILVA, Penha Souza. Panorama da integração entre Arte e Ensino de Ciências: análises quantitativa e qualitativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 38, n. 1, p. 346-375, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/73277/45748. Acesso em: 15 nov. 2021.
SILVA, Nayara de Paula Martins. Ensinar o quê? Para Quem? como usei os temas geradores de Paulo Freire para promover a educação ambiental na escola. Curitiba: Appris, 2018. 119 p. (Ensino de Ciências). e-PUB.
SIMÕES NETO, J. E. et al. Percepção dos Licenciandos em Química sobre a aplicação do Jogo da Química II. Revista Eletrônica Ludus Scientiae. Foz do Iguaçu, v. 01, n. 01, p. 126-141, jan./jul. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/788/725. Acesso em: 15 nov. 2021.
SOUZA, Maria Antonia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012. 200 p.
TORRES, Juliana Rezende. Educação ambiental crítico-transformadora e abordagem temática freireana. 2010. p. 456. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - CFM/CED/CCB/UFSC, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93568. Acesso em: 17 fev. 2022.
TORRES, Juliana Rezende; FERRARI, Nadir; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Educação Ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (org.). Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. Cap. 1, p. 130-1233. e-PUB.
VENTURA, B. et al. Teatro no Ensino de Química: relato de experiência. Revista Virtual de Química, Niterói, p. 824-840, 19 jul. 2018. DOI: 10.21577/1984-6835.20180060. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v10n4a07.pdf. Acesso em: 3 nov. 2022.

VIEIRA, Alexandro Braga; RAMOS, Ines de Oliveira. Diálogos entre Boaventura de Sousa
Santos, Educação Especial e Currículo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 131-151, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623667534. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/zMbNbtGxpvLyyxL98bmz4wz/Acesso em: 4 nov. 2022.
XAVIER, Maria do Carmo da Silveira; BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega; FERREIRA, Helaine Sivini. Ciência e Artes Plásticas como proposta transdisciplinar para a construção de conceitos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 11–30, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4122. Acesso em: 3 nov. 2022.
WOLLMANN, E. M. et al. A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 532–550, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1313. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1313. Acesso em: 26 fev. 2022.
ZAMBONI, Sílvio. Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 4. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2012. Coleção Polêmicas do nosso tempo. 112 p.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

PRESTES, M. A. C. M.; MARQUES, C. V. V. C. O. A Arte Como Ponte em Química: um olhar para a formação cidadã e ecológica na educação de jovens e adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 106–122, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15577. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA