Migrantes no Brasil e Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e adultos; Migrantes; Currículo; Práticas pedagógicas.

Resumo

Muitas pessoas que passam pelo processo de migração na vida adulta, ao chegarem no Brasil como país de acolhida, são matriculadas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para finalizar a Educação Básica ou, até mesmo, complementar alguns estudos para fins de revalidação de certificado de conclusão do ensino médio. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir a importância e urgência da implementação de um currículo e práticas inclusivas para migrantes matriculados(as) na Educação de Jovens e Adultos. Este é um ensaio teórico embasado no referencial teórico-metodológico da pesquisa bibliográfica e justifica-se pela necessidade de se refletir sobre a EJA voltada para migrantes no Brasil, já que se trata de uma temática contemporânea e emergente. Os resultados apontam para uma contextualização da EJA a partir da teoria de Paulo Freire e do diálogo com a realidade migratória no Brasil, assim como a discussão de práticas educativas e curriculares de inclusão migratória na educação como um todo, mas, em especial, na Educação de Jovens e Adultos. Como resultados, destaca-se que a Educação de Jovens e Adultos se configura como uma oportunidade de garantir o direito à educação para migrantes no Brasil. Dessa forma, defende-se a necessidade de manter tal modalidade e, ainda, o apoio de práticas freireanas na realização das práticas pedagógicas.

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

GIROTO, G.; PAULA, E. M. A. T. de . Migrantes no Brasil e Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 135–148, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15574. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA