O Cordel "A Terra dos Meninos Pelados"

uma proposta para ressignificar a autoestima na EJA

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Gênero Cordel; Leitura Subjetiva.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir resultados parciais do planejamento de uma proposta de leitura, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), idealizada para alunos do Ensino Fundamental II,  de uma cidade interiorana do sul do Estado da Bahia. O produto teve como tema gerador a autoestima e como mote o cordel “Terra dos Meninos Pelados” (2017), de Evaristo Geraldo. O referencial teórico norteia-se pelos estudos sobre: (a) Leitura Subjetiva (LS), em autores como Xypas (2020); Rouxel (2013);  (b) o gênero Cordel (CORSI E FLECH, 2018); (c)  os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003); (d) a Educação de Jovens e Adultos (DI PIERRO, JOIA E RIBEIRO, 2001; PAIVA, 2007; FREIRE, 1987). Metodologicamente trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado, de natureza propositiva, desenvolvida no âmbito de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A ferramenta escolhida para desenvolver a proposta de leitura foi um Caderno Didático (CD,) dirigido ao professor, composto de quatro oficinas, norteadas pelos pressupostos da LS e pela metodologia da Sequência Básica (SB) de Cosson (2016). Os resultados evidenciaram que o gênero discursivo Cordel, ao contemplar o tema gerador da autoestima estabelece uma relação de sentidos com as vivências dos alunos, o que permite ressignificar a construção da autoimagem pelos educandos da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida da Silveira Corsi, Universidade Estadual de Maringá

Doutorada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), pós-doutora em Literatura comparada pela UNIOESTE/Cascavel e pela Université Lyon 2 (2019), sou professora ASSOCIADO C e faço parte do quadro permanente da Universidade Estadual de Maringá. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Cinema e ensino de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura e outras artes, ensino de literatura, leitura e letramento texto literário, literatura popular. Atuo na Pós-graduação do Profletras, Mestrado profissional em Letras, ministrando as disciplinas Leitura do texto literário, e Ensino de Literatura.

Referências

BAHIALISTA, Sérgio Ricardo Santos da Silva. Cordel e a pedagogia do encantamento - O verso educador da Sussuarana, seus aspectos históricos e possibilidades didáticas. 1ª. ed. Salvador: Independente, 2020.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.261-306.
BARRETO, Antônio Carlos de Oliveira. Discurso de um caipira arretado. 3ª. ed. Salvador: Ed. Akadikadicum, 2004.
BARRETO, Antônio Carlos de Oliveira. ABC da inclusão. 3ª. ed. Salvador: Ed. Akadikadicum, 2008.
BARRETO, Antônio Carlos de Oliveira. O patinho feio nas ondas da internet. Salvador: Ed. Akadikadicum, 2009.
BESSA, Bráulio. Poesia que transforma. Ilustrações de Elano Passos. Rio de Janeiro: Editora sextante, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf, consultado em 01.10.2021.
BRASIL. Resolução/CD/FND, n.51, de 16 de setembro de 2009. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA): Brasília, DF, 16 de setembro, 2009. Disponível em: nde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3360-resolução-cd-fnde-nº-51-16-de-setembro-de-2009. Acessado em 01 de setembro de 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB 03/2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192. Consultado em 01.10.2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/São Paulo: Duas Cidades, 2011.
CATELLI Jr. Roberto. O não lugar da Educação de Jovens e Adultos na BNCC. 26 de abril de 2019. p.313-318. Disponível em: https://www.academia.edu/39500381/O_N%C3%83O_LUGAR_DA_EDUCA%C 3%87%C3%83O_DE_JOVENS_E_ADULTOS_NA_BNCC. Acesso em:
26 de mai. 2021.
CORALINA, Cora. Melhores Poemas. Seleção e apresentação Darcy França Denófrio. São Paulo: Global, 3a edição, 2008.
CORSI, M. S.; FLECK, G. F. Carmélia e Sebastião ou A Justiça Divina - uma proposta de ação. In: FONSECA. A. de S.; FLECK, G. F.; SANTOS, L. S. (Orgs). A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente – experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. Volume 3. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018. P.121-146.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
DI PIERRO, Maria Clara.; JOIA, Orlando.; RIBEIRO, Vera Massagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. In: Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, nov./2001, p. 58-77.
Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/documento/vis%C3%B5es-da- educa%C3%A7%C3%A3o-de-jovens-e-adultos-no-brasil . Acesso em: 12 de mai. 2021.
FÁVERO, Osmar. Materiais didáticos para a Educação de Jovens e Adultos. 42 Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 71, p. 39-62, jan./abr. 2007. Disponível em:
http:www.cedes.unicamp.br> , acesso em 13/04/2021. Acesso em: 12 de mai.2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.
GERALDO, Evaristo. A terra dos meninos pelados (em cordel). Capa de Francisco Lisboa. Alto Santo (CE), junho de 2017.
LANGLADE, Gerard. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard e REZENDE, Neide Luzia de (orgs.). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo, SP: Alameda Casa Editorial, 2013.
MAIA, Melânio. Cordel do Cordel - Sua História e seus Heróis. Blog Poesia popular nordestina, s/d. Disponível em: http://poesianordestina.blogspot.com/p/cordel-do-cordel.html. Acessado em 21 de outubro de 2021.
MEIRELES, Cecília. Viagem. Lisboa: Editorial do Império, 1939. In: eBooksBrasil.org, 2020. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/viagem.html#n0. Acesso em: 13 de set. 2021.
NASCIMENTO, Izabel. Saúde mental em cordel. Aracaju, SE, dezembro, 2018.
PAIVA, Jane. Direito à educação para quem?. (Contribuição às audiências do CNE tendo como objeto a revisão do Parecer CNE nº. 11/2000). Agosto de 2007, 8 p. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/direito_educ_jane.pdf. Acesso em: 13 de mai.2021.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs.). Leitura de Literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013a.
ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção das obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard e REZENDE, Neide Luzia de (orgs.). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo, SP: Alemeda Casa Editorial, 2013b. p. 151-163.
RAMOS, Graciliano. A terra dos meninos pelados. São Paulo: Record, 1939.
RINARÉ, Rouxinol. Minutos de sabedoria em cordel. Fortaleza (CE): Rouxinol do Rinaré Edições, 2019.
SILVA, Sabrinne Cordeiro Barbosa. A literatura de cordel e a educação. In: SILVEIRA. Éderson Luís; Batista, Marcos dos Reis (Orgs.). Ensino da literatura e de leitura literária. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019, p.323-339.
SIMPATIA, Tião. Cordel do abraço. Fortaleza (CE): Tupynanquim editora, 2016.
SIMPATIA, Tião. A Lei Maria da Penha em cordel. São Paulo: Ed.Armazém da Cultura, 2006.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 10ª Ed. São Paulo: Libertad, 2003.
XYPAS, Rosiane. Perguntas e processos para um ensino de leitura literária inovador. Revista Investigações, Recife, v. 33, n. 1, p. 1 - 27, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/index. Acesso em: 18 de julh.2021. Consultado em 01 de outubro de 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

CORSI, M. da S.; PEREIRA CARDOSO , J. .; DONÁ HILA , C. V. O Cordel "A Terra dos Meninos Pelados": uma proposta para ressignificar a autoestima na EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 91–106, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15555. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 8 Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos