O Cordel "A Terra dos Meninos Pelados"
uma proposta para ressignificar a autoestima na EJA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Gênero Cordel; Leitura Subjetiva.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir resultados parciais do planejamento de uma proposta de leitura, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), idealizada para alunos do Ensino Fundamental II, de uma cidade interiorana do sul do Estado da Bahia. O produto teve como tema gerador a autoestima e como mote o cordel “Terra dos Meninos Pelados” (2017), de Evaristo Geraldo. O referencial teórico norteia-se pelos estudos sobre: (a) Leitura Subjetiva (LS), em autores como Xypas (2020); Rouxel (2013); (b) o gênero Cordel (CORSI E FLECH, 2018); (c) os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003); (d) a Educação de Jovens e Adultos (DI PIERRO, JOIA E RIBEIRO, 2001; PAIVA, 2007; FREIRE, 1987). Metodologicamente trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado, de natureza propositiva, desenvolvida no âmbito de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A ferramenta escolhida para desenvolver a proposta de leitura foi um Caderno Didático (CD,) dirigido ao professor, composto de quatro oficinas, norteadas pelos pressupostos da LS e pela metodologia da Sequência Básica (SB) de Cosson (2016). Os resultados evidenciaram que o gênero discursivo Cordel, ao contemplar o tema gerador da autoestima estabelece uma relação de sentidos com as vivências dos alunos, o que permite ressignificar a construção da autoimagem pelos educandos da EJA.
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Referências
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