O Ensino de Língua Portuguesa a Partir da Oralidade
resgate das memórias literárias de Jardilina de Santana Oliveira por estudantes da EJA
Palavras-chave:
Oralidade; Educação de Jovens e Adultos; Jardilina de Santana Oliveira: Letramento LiterárioResumo
O artigo discute o letramento literário em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, Aeleração II, Estágio 2 na escola Graciliano Ramos, município de São Sebastião do Passé-BA. . Enfoca a oralidade como objeto de estudo visando ampliar a habilitando dos estudantes a falarem em público, a partir da familiarização de sua fala também nas formas socialmente prestigiadas do Português Brasileiro, A obra escolhida para a discussão foi São Sebastião do Passé – 278 anos de História (1987), de Jardilina de Santana Oliveira, escritora afro-descende dessa mesma cidade. O interesse foi o de atender a um público de jovens e adultos imersos numa cultura grafocêntrica ideologicamente excludente, que precisavam se sentir acolhidos, prestigiados, para terem melhor desempenho escolar. A metodologia empregada foi a intervenção pedagógica, quando os sujeitos pesquisadores estão imbricado no corpus da pesquisa. Foi aplicada uma sequência didática que gerou ganhos significativos para os estudantes que se sentiram mais seguros no uso da oralidade em situações também formais, inclusive por compreenderem o porquê de suas limitações na aprendizagem do Português Brasileiro. Ao utilizarmos o esquema de Sequência Didática (SD) proposto por Barreiros e Souza (2015), levamos em consideração sua didaticidade e a possibilidade de ser adaptada à realidade da escola. Os principais teóricos que susteram essa discussão foram como Bagno (2012), Bakhtin (2016), Cosson (2018), Dolz e Scheneuwly (2004) e outros. Concluí-se que houve avanços significativos para os estudantes dessa turma da EJA
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