A Construção de Sentidos de Charges Sobre a Pandemia da Covid-19 na V Etapa da EJA
Palavras-chave:
Leitura, charge, Educação de Jovens e AdultosResumo
Em nosso cotidiano são diversas as situações nas quais agimos mediados por práticas de leitura. Em contrapartida, a leitura realizada em algumas práticas escolares se desvincula da realidade dos estudantes, tornando-se uma atividade mecânica, distanciada do seu dia a dia e desprovida de significado. O presente estudo é fruto de uma pesquisa em que se descreve como os alunos da V etapa da EJA constroem os sentidos na leitura de charges que tematizam a pandemia da Covid-19. Com base na revisão bibliográfica, argumentamos, com base nas perspectivas de diferentes autores e nas diretrizes para a Educação Básica, que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como eixo o trabalho com textos de diferentes gêneros, uma vez que eles permeiam todas as atividades humanas no que se refere ao uso da língua/linguagem, podendo o professor relacionar as leituras escolares com a realidade dos discentes, com apoio nas diretrizes dos documentos normativos para o ensino, como a BNCC visando à formação de leitores críticos e socialmente ativos. Enfatizamos o gênero textual charge por abordar fatos corriqueiros, dos quais os estudantes têm conhecimento ou experiências, podendo fazer associações com o mundo que os circunda, aliando-se ainda a isso a relevância da temática da pandemia.
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