A Construção de Sentidos de Charges Sobre a Pandemia da Covid-19 na V Etapa da EJA

Autores

Palavras-chave:

Leitura, charge, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Em nosso cotidiano são diversas as situações nas quais agimos mediados por práticas de leitura. Em contrapartida, a leitura realizada em algumas práticas escolares se desvincula da realidade dos estudantes, tornando-se uma atividade mecânica, distanciada do seu dia a dia e desprovida de significado. O presente estudo é fruto de uma pesquisa em que se descreve como os alunos da V etapa da EJA constroem os sentidos na leitura de charges que tematizam a pandemia da Covid-19. Com base na revisão bibliográfica, argumentamos, com base nas perspectivas de diferentes autores e nas diretrizes para a Educação Básica, que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como eixo o trabalho com  textos de diferentes gêneros, uma vez que eles permeiam todas as atividades humanas no que se refere ao uso da língua/linguagem, podendo o professor relacionar as leituras escolares com a realidade dos discentes, com apoio nas diretrizes dos documentos normativos para o ensino, como a BNCC visando à formação de leitores críticos e socialmente ativos. Enfatizamos o gênero textual charge por abordar fatos corriqueiros, dos quais os estudantes têm conhecimento ou experiências, podendo fazer associações com o mundo que os circunda, aliando-se ainda a isso a relevância da temática da pandemia.

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Biografia do Autor

Gardilene, Universidade Estadual do Piauí

Endereço: Rua João Cabral, nº 2231 - Pirajá – CEP: 64.002-150 Teresina -PI.

E-mail: gardilenecosta@aluno.uespi.br

Telefone: (86)98837 0974

Licencianda em Letras Português

Mestranda em Letras (PROFLETRAS)  

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professora da rede pública - escola CEJA Prof. Cláudio Ferreira, em Teresina-PI.

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

ALVES, S. M.; COSTA, G. A. S. . A Construção de Sentidos de Charges Sobre a Pandemia da Covid-19 na V Etapa da EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 120–135, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15482. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 8 Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos