Invenções e Intervenções Ciberculturais

possibilidades na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-Formação na Cibercultura; EJA; Cotidianos; Sociabilidades; Multiletramentos

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo central compreender as possibilidades de potencializar o processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando o contexto cibercultural, os artefatos curriculares contemporâneos que podem potencializar os processos formacionais e de que maneira a inserção de diferentes ambiências formacionais pode enriquecer o processo de formação dos alunos dessa modalidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS. E, 2019) considerando os cotidianos (ALVES, N., 2019) que nos formam e informam, com uma abordagem multirreferencial (MACEDO, 2012), que nos permitiu tecer, interpretar e ter uma compreensão mais complexa e inteligível, das práticas e as narrativas que emergiram desse contexto. Para tanto, trouxemos a propositura de dois atos de currículo, atividades desenvolvidas com e pelos praticantes, a partir das quais nos foi possível observar a importância do desenvolvimento na escola, como ambiente presencial de aprendizagem, de outros letramentos além do escolar, multiletramentos (ROXO, 2013; STREET, 2014; SOARES, 2009), no enriquecimento do processo formacional, potencializado pela ampliação dos ‘espaçostempos’ de aprender com a utilização de artefatos tecnológicos (smartphone) e do WhatsApp, como ambientes virtuais de aprendizagem, autorias e ainda, produções existentes nas redes em decorrência da cibercultura, na relação cidade e ciberespaço. Compreendendo, assim, a importância de ressignificar e descobrir novos usos, promover a socialização, mesmo entre pessoas geograficamente distantes, buscando a dialogicidade e interatividade, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que ampliem as possibilidades, o olhar e a formação de alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Velloso da Silva Seixas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) em Duque de Caxias. Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib), Integrante do Comitê Científico do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Graduou-se em Pedagogia e História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) em 2010, e o Doutorado em Educação no mesmo Programa, em 2014. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Currículo, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Novas Sociabilidades em sua relação com o uso de Tecnologias, Cultura e Consumo e sua relação com a Educação e Estudos Culturais.

Referências

ANDRADE, Nívea.; CALDAS, Alessandra. ALVES. Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês. B.; PEIXOTO, Leonardo. F.; SUSSEKIND, Maria. L. (Orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45

COSSON, Rildo. Letramento político no legislativo: a experiência do Programa Estágio Visita. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50.ed. São Paulo: Cortez, 2009

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes de configuração à prática de educação. 5a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2015.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia. O cotidiano do professor. Tradução Adriana Lopez. Revisão técnica Lólio Lorenzo de Oliveira. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1986.

GARCIA CANCLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008.

GARCIA CANCLINI, Nestor. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.

LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, 49, n.2, 455-479, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645275 Acesso em 06 setembro. 2022

LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MACEDO, Roberto S. Multirreferencialidade: o pensar de Jacques Ardoino em perspectiva e a problemática da formação. In: MACEDO, Roberto S.; BARBOSA, Joaquim; BORBA, Sérgio. Jacques Ardoino & a educação (Orgs). Belo Horizonte: Autêntica, p.15-38, 2012.

MACEDO, Roberto S. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária - Experiências transingulares com o método em ciências da educação. 1ª ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

PINEAU. Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In:

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 65-77

PRETTO, Nelson. Formação de professores, educação online e democratização do acesso às redes. Congresso Virtual UFBA. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UD0KrPkHBiY&t=117s Acesso em out. 2020.

ROJO, Roxane. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Língua Portuguesa. 2. Ensino Fundamental. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. IV, 2009.

NÓVOA, Antônio. Seção Temática: Resistências e (Re) existências em espaços sociais em tempos de neo-conservadorismos. Edu. Real. 44 (3). 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/ Acesso em setembro 2022.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimentus. 2003

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

AUTOR. Atos de currículo com o WhatsApp: o digital da Educação de Jovens e Adultos. Dissertação de mestrado. PPGECC. UERJ . Disponível em http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10089

AUTOR. Inventividades cotidianas e táticas docentes em tempos de Pandemia: Formação em Ato. DOI: 10.29327/542849.1-13 Disponível em https://www.semanticscholar.org/paper/Inventividades-Cotidianas-e-T%C3%A1ticas-Docentes-em-de-Santana-Seixas/739eed8a97ca3499a1f9c3f9024e0f460410a76a Acesso em setembro 2022.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura – Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf Acesso em setembro 2022.

SANTOS, Rosemary. Formação de Formadores e Educação Superior na Cibercultura: itinerâncias de grupos de pesquisa no facebook. 2015. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SILVA, Marco. Festival do Conhecimento. UFRJ Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jZAeMvKJyiY&feature=youtu.be . Acesso em: 4 out. 2020.

SOARES, Conceição; SANTOS, Edméa. Artefatos tecnoculturais nos processos pedagógicos: Usos e implicações para os currículos. In: ALVES, Nilda. LIBÂNEO, José Carlos. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo; Cortez, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

WEBER, Aline; SANTOS, Edméa; CRUZ, Mara M. da. Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação. Disponível em https://bit.ly/3mWmxxG

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

SANTANA, L. S.; SEIXAS, L. V. da S. Invenções e Intervenções Ciberculturais: possibilidades na Educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 88–105, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15473. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA