Invenções e Intervenções Ciberculturais

possibilidades na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-Formação na Cibercultura; EJA; Cotidianos; Sociabilidades; Multiletramentos

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo central compreender as possibilidades de potencializar o processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando o contexto cibercultural, os artefatos curriculares contemporâneos que podem potencializar os processos formacionais e de que maneira a inserção de diferentes ambiências formacionais pode enriquecer o processo de formação dos alunos dessa modalidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS. E, 2019) considerando os cotidianos (ALVES, N., 2019) que nos formam e informam, com uma abordagem multirreferencial (MACEDO, 2012), que nos permitiu tecer, interpretar e ter uma compreensão mais complexa e inteligível, das práticas e as narrativas que emergiram desse contexto. Para tanto, trouxemos a propositura de dois atos de currículo, atividades desenvolvidas com e pelos praticantes, a partir das quais nos foi possível observar a importância do desenvolvimento na escola, como ambiente presencial de aprendizagem, de outros letramentos além do escolar, multiletramentos (ROXO, 2013; STREET, 2014; SOARES, 2009), no enriquecimento do processo formacional, potencializado pela ampliação dos ‘espaçostempos’ de aprender com a utilização de artefatos tecnológicos (smartphone) e do WhatsApp, como ambientes virtuais de aprendizagem, autorias e ainda, produções existentes nas redes em decorrência da cibercultura, na relação cidade e ciberespaço. Compreendendo, assim, a importância de ressignificar e descobrir novos usos, promover a socialização, mesmo entre pessoas geograficamente distantes, buscando a dialogicidade e interatividade, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que ampliem as possibilidades, o olhar e a formação de alunos da Educação de Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

Luciana Velloso da Silva Seixas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) em Duque de Caxias. Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib), Integrante do Comitê Científico do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Graduou-se em Pedagogia e História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) em 2010, e o Doutorado em Educação no mesmo Programa, em 2014. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Currículo, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Novas Sociabilidades em sua relação com o uso de Tecnologias, Cultura e Consumo e sua relação com a Educação e Estudos Culturais.

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Publicado

2023-02-13

Como Citar

SANTANA, L. S.; SEIXAS, L. V. da S. Invenções e Intervenções Ciberculturais: possibilidades na Educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 88–105, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15473. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 9 (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA