Invenções e Intervenções Ciberculturais
possibilidades na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Pesquisa-Formação na Cibercultura; EJA; Cotidianos; Sociabilidades; MultiletramentosResumo
Neste artigo, temos como objetivo central compreender as possibilidades de potencializar o processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando o contexto cibercultural, os artefatos curriculares contemporâneos que podem potencializar os processos formacionais e de que maneira a inserção de diferentes ambiências formacionais pode enriquecer o processo de formação dos alunos dessa modalidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS. E, 2019) considerando os cotidianos (ALVES, N., 2019) que nos formam e informam, com uma abordagem multirreferencial (MACEDO, 2012), que nos permitiu tecer, interpretar e ter uma compreensão mais complexa e inteligível, das práticas e as narrativas que emergiram desse contexto. Para tanto, trouxemos a propositura de dois atos de currículo, atividades desenvolvidas com e pelos praticantes, a partir das quais nos foi possível observar a importância do desenvolvimento na escola, como ambiente presencial de aprendizagem, de outros letramentos além do escolar, multiletramentos (ROXO, 2013; STREET, 2014; SOARES, 2009), no enriquecimento do processo formacional, potencializado pela ampliação dos ‘espaçostempos’ de aprender com a utilização de artefatos tecnológicos (smartphone) e do WhatsApp, como ambientes virtuais de aprendizagem, autorias e ainda, produções existentes nas redes em decorrência da cibercultura, na relação cidade e ciberespaço. Compreendendo, assim, a importância de ressignificar e descobrir novos usos, promover a socialização, mesmo entre pessoas geograficamente distantes, buscando a dialogicidade e interatividade, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que ampliem as possibilidades, o olhar e a formação de alunos da Educação de Jovens e Adultos.
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