Cadê as Carolinas que Estavam Por Aqui? EJA, literatura, currículo e práticas pedagógicas na formação de professores

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Palavras-chave:

Didática – Carolina de Jesus - EJA

Resumo

Este artigo visa sistematizar a experiência vivenciada durante a pandemia, nos componentes curriculares da Didática, ministrados via ensino remoto em uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil, com o objetivo de humanizar o processo de formação docente em tempos de desumanização da vida em sociedade. A proposta didática foi de usar o tema da Educação de Jovens e Adultos pela lente de Carolina de Jesus, em Quarto de Despejo, com sua narrativa cotidiana da época que como mulher, mãe solo, moradora da periferia que buscava dar de comer aos seus filhos, ao tempo que tinha na literatura seu principal alimento. Carolina de Jesus é uma autora brasileira de reconhecido sucesso literário que tem atrelado à sua obra, a trajetória de uma mulher da classe popular que frequentou a escola apenas até as primeiras séries iniciais do ensino fundamental. A experiência pedagógica evidenciou o potencial de estudo com Carolina de Jesus, Didática e a perspectiva formativa junto aos estudantes de licenciatura que visam trabalhar com o público da Educação de Jovens e Adultos brasileira

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Referências

REFERÊNCIAS
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Publicado

2023-01-20

Como Citar

CAVALCANTE, L. O. H. Cadê as Carolinas que Estavam Por Aqui? EJA, literatura, currículo e práticas pedagógicas na formação de professores. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 77–90, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15146. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 8 Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos