Cadê as Carolinas que Estavam Por Aqui? EJA, literatura, currículo e práticas pedagógicas na formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Didática – Carolina de Jesus - EJA

Resumo

Este artigo visa sistematizar a experiência vivenciada durante a pandemia, nos componentes curriculares da Didática, ministrados via ensino remoto em uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil, com o objetivo de humanizar o processo de formação docente em tempos de desumanização da vida em sociedade. A proposta didática foi de usar o tema da Educação de Jovens e Adultos pela lente de Carolina de Jesus, em Quarto de Despejo, com sua narrativa cotidiana da época que como mulher, mãe solo, moradora da periferia que buscava dar de comer aos seus filhos, ao tempo que tinha na literatura seu principal alimento. Carolina de Jesus é uma autora brasileira de reconhecido sucesso literário que tem atrelado à sua obra, a trajetória de uma mulher da classe popular que frequentou a escola apenas até as primeiras séries iniciais do ensino fundamental. A experiência pedagógica evidenciou o potencial de estudo com Carolina de Jesus, Didática e a perspectiva formativa junto aos estudantes de licenciatura que visam trabalhar com o público da Educação de Jovens e Adultos brasileira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Vanda Almeida da Cunha. “O sentido da escolarização para mulheres adultas no rural de Feira de Santana”. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. 2012.
BOURDIEU, P., NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afranio M. Escritos de educação. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (CEB). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Relator Conselheiro Carlos Roberto Jamil Cury. Parecer CEB nº: 11/2000. Aprovado em: 10.05.2000. Disponível em: CEB11.doc (mec.gov.br)
CRUZ Giseli Barreto da; ANDRÉ Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Ensino de Didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.30|n.04|p.181-203|Outubro-Dezembro 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/09.pdf
CURY, C. R. J. Parecer CNE/CEB 11/2000 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos., Brasília: MEC CNE, 2000.
GATTI, Bernadete. A Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?lang=pt&format=pdf >Acessado em: 10 de setembro de 2021.
GIOVEDI, Valter Martins VIOLÊNCIA CURRICULAR NA ESCOLA PÚBLICA: Conceito e manifestações Revista Teias v. 14 • n. 33 • 121-137 • (2013): Dossiê Especial. Disponível em: Violência curricular na escola pública: conceito e manifestações Curricular violence at the public school: concept and manifestations | Giovedi | Revista Teias (uerj.br)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo SHOR, Ira. MEDO E OUSADIA O Cotidiano do Professor. Coleção: Educação e Comunicação. Vol. 18. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. Disponível em http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/medo_ousadia.pdf
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. - São Paulo; Ática, 2014. 200p.
(INEP) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matrículas na educação de jovens e adultos caem; 3,3 milhões de estudantes na EJA em 2019 - Artigo - INEP . Publicado em 10 de Fevereiro de 2020
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653). s/d. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2705 Acessado em: 15 de abril de 2015
MELLO, Roseli Rodrigues de. Educação de adultos: balanços e perspectivas. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 165-169, maio-ago., 2015 169. Disponível em SciELO - Brasil - Educação de adultos: balanços e perspectivas Educação de adultos: balanços e perspectivas Acessado em 30 de outubro de 2021
MENEZES, Hélio. Pílulas Literárias -. "Carolina e o curador”. Aula pública. Com Lilia Schwarcz, Pedro Meira Monteiro, Ashford King, Lucia Filipova, Dylan Blau Edelstein, Renee Congdon e Alejandro Virue. Disponível em: Pílulas Literárias - Hélio Menezes - YouTube Acessado em: 19/02/2021
DI PIERRO, Maria Clara HADDAD, Sérgio. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Artigos Cad. CEDES 35 (96) May-Aug 2015. Disponível em: SciELO - Brasil -Acessado em 10 de outubro de 2021

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

CAVALCANTE, L. O. H. Cadê as Carolinas que Estavam Por Aqui? EJA, literatura, currículo e práticas pedagógicas na formação de professores. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 77–90, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15146. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 8 Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos