Saberes de Si Como Dispositivos de Formação Continuada nas Salas da EJA
Palavras-chave:
Formação continuada. Pesquisa (auto)biográfica. Saberes da Experiência.Resumo
Este texto é fruto da pesquisa de mestrado realizado no programa de pós-graduação em Crítica Cultural e teve como objetivo principal investigar a trajetória de vida de uma professora da EJA (Educação de Jovens e Adultos), observando as relações que se estabelecem entre a sua experiência, o seu processo de formação continuada e sua atuação docente no fazer pedagógico. Trata de uma pesquisa de caráter qualitativo tendo como foco principal a pesquisa (auto)biográfica por sua característica autoformativa e promotora de reflexões, constituindo-se como uma aliança harmônica no processo de formação continuada de professores da EJA. No processo metodológico, foram utilizadas como técnicas de pesquisa, as entrevistas narrativas e o de campo. A pesquisa aponta que o processo de formação continuada do educador não ocorre apenas em cursos de formação ou em universidades, ele acontece principalmente na prática do professor antes, durante e pós-ação realizada, num processo reflexivo. Indica também que as práticas precisam ser valorizadas e reconhecidas como parte do processo de formação dos educadores para que seja um processo que possibilite enfrentamentos acerca dos dilemas e desafios encontrados na educação na EJA, sejam experienciados através da formação continuada, no aprimoramento da prática docente, e na transformação de realidades.
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