Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos -EJA

análise quali-quantitativa das produções científicas brasileiras entre 2016 a 2021

Autores

  • José Luis Monteiro da Conceição Instituto de Formação Educacional da Bahia

Palavras-chave:

Avaliação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino.

Resumo

Este artigo focaliza-se na avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos- EJA. Por meio de um levantamento realizado no Banco Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e SCIELO nos períodos de 2016 a 2021, objetivou-se analisar qualitativamente e quantitativamente pesquisas empíricas em relação ao processo avaliativo na modalidade de ensino EJA. Analisou-se 5 publicações. A maior concentração de pesquisas encontra-se nas Regiões Centro Oeste e Sudeste do Brasil. Todos os pesquisadores optaram em trabalhar com a pesquisa qualitativa, realizando estudo de caso e aplicando com predominância o instrumento questionário. Em relação às práticas avaliativas não foi observado o uso da avaliação como instrumento de medida. Pelo contrário, o foco estava justamente em avaliar numa perspectiva formativa respeitando a especificidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO. Ângelo Pereira de. Construção de portfólio: uma proposta para a avaliação da aprendizagem no ensino de química na EJA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília. Brasília, 2017.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CRUZ, Antônio Carlos dos Santos. Avaliação e prática pedagógica EJA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol. 01, pp. 05-26 novembro de 2018. ISSN:2448-0959.

DIAS, Aldeci da Silva. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos na Escola Municipal José Duarte de Azevedo: discurso e prática dos professores. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 5, n. 1, p. 99-113, jan./jun. 2015.

BITTI, Tatiana Del Piero. Avaliação em Química na Educação de jovens e Adultos: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus – ES, 2016.

BORGES, Tâmara Ferreira. Quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As condições históricas – sociais que produziram a baixa escolaridade de Jovens e Adultos no Brasil. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/Quemsaoossujeitosdaeducacaodejovenseadultos_0.pdf. Acesso em 11 de out.2021.

EDUCAÇÃO de Jovens e Adultos: a luta pelo direito à aprendizagem. 11 de out. 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/conteudo multimidia/detalhe/educacao-de-jovens-e-adultos-a-luta-pelo-direito-a-aprendizagem. Acesso em 16 de out. 2021.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender. Fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Unesp, 2009.

GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack; TENORIO, Robson Moreira. O uso e as potencialidades do feedback processual na avaliação da aprendizagem. In: TENORIO, R. M; FERREIRA, R. A.; LOPES, U. M, orgs. Avaliação e Resiliência – diagnosticar, negociar e melhorar. Salvador: EDUFBA, p. 353-375, 2012.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

LOPES, Reijane da Silva. Autoavaliação na educação de jovens e adultos em uma escola pública do Paranoá-Distrito Federal: diferentes concepções que se entrecruzam. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Brasília, 2019.
MARTINS, Mayara Carvalho. Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades docentes no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Ouro Preto. Minas Gerais, 2017.

NASCIMENTO, Claudenice Maria Véras; BASSANI, Elizabete; PINEL, Hiran. Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: Buscando Sentidos. 2009. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/63b>. Acesso em 26 de agosto de 2018.

PANTOJA, Prisciliana Fernandes. FREITAS, Silmara Pires da Encarnação. SILVA, Gidélia Alencar da. Avaliação formativa como ação significativa do processo de aprendizagem no ensino fundamental I. 2018. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivo/artigos. Acesso em 10 de Out. 2021.

RAUSCH, Rita Buzzi. SILVA, Marcia Zanievicz, THEISS, Viviane. Avaliação Formativa no Processo Ensino e Aprendizagem na Educação Superior: Um Estudo de Caso Realizado na Disciplina de Matemática Financeira. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EPQ472.pdf. Acesso em 09 de out. 2021

SANTANA, Cláudia Silva. Avaliação Mediadora no Processo de Ensino e Aprendizagem de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia. Salvador- Ba, 2017.

SOUZA, Claudenôra Maria de. NASCIMENTO, Valter Oliveira do. SANTOS, Patrícia Batista dos Santos. O processo avaliativo na educação de jovens e adultos: estudo de caso da Escola Municipal Suécia – Lagarto/Sergipe. Revista Ciências Humanas e Sociais. V.3, n.3 p. 159-170. 2016.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. L. M. da. Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos -EJA: análise quali-quantitativa das produções científicas brasileiras entre 2016 a 2021. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 149–159, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/13255. Acesso em: 25 abr. 2024.