Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos -EJA

análise quali-quantitativa das produções científicas brasileiras entre 2016 a 2021

Autores

  • José Luis Monteiro da Conceição Instituto de Formação Educacional da Bahia

Palavras-chave:

Avaliação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino.

Resumo

Este artigo focaliza-se na avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos- EJA. Por meio de um levantamento realizado no Banco Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e SCIELO nos períodos de 2016 a 2021, objetivou-se analisar qualitativamente e quantitativamente pesquisas empíricas em relação ao processo avaliativo na modalidade de ensino EJA. Analisou-se 5 publicações. A maior concentração de pesquisas encontra-se nas Regiões Centro Oeste e Sudeste do Brasil. Todos os pesquisadores optaram em trabalhar com a pesquisa qualitativa, realizando estudo de caso e aplicando com predominância o instrumento questionário. Em relação às práticas avaliativas não foi observado o uso da avaliação como instrumento de medida. Pelo contrário, o foco estava justamente em avaliar numa perspectiva formativa respeitando a especificidade dos alunos.

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. L. M. da. Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos -EJA: análise quali-quantitativa das produções científicas brasileiras entre 2016 a 2021. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 149–159, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/13255. Acesso em: 15 jun. 2024.