Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos -EJA
análise quali-quantitativa das produções científicas brasileiras entre 2016 a 2021
Palavras-chave:
Avaliação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino.Resumo
Este artigo focaliza-se na avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos- EJA. Por meio de um levantamento realizado no Banco Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e SCIELO nos períodos de 2016 a 2021, objetivou-se analisar qualitativamente e quantitativamente pesquisas empíricas em relação ao processo avaliativo na modalidade de ensino EJA. Analisou-se 5 publicações. A maior concentração de pesquisas encontra-se nas Regiões Centro Oeste e Sudeste do Brasil. Todos os pesquisadores optaram em trabalhar com a pesquisa qualitativa, realizando estudo de caso e aplicando com predominância o instrumento questionário. Em relação às práticas avaliativas não foi observado o uso da avaliação como instrumento de medida. Pelo contrário, o foco estava justamente em avaliar numa perspectiva formativa respeitando a especificidade dos alunos.
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