O Trabalho com Gêneros Discursivos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, AVENTURA, GÊNEROResumo
Este artigo possui o objetivo de trabalhar com o gênero de aventura na educação básica e EJA, abordar sobre o assunto de alfabetização, letramento, leiturização, gêneros de discurso, formação do leitor e escritor e sobre a importância da leitura, escrita na alfabetização. Dispondo de uma atividade para ser trabalhada nas turmas do gênero de aventura.
Downloads
Referências
SENNA, L.A.G. Letramento ou Leiturização? O sociointeracionismo na Linguística e na Psicopedagogia. In: Anais do 12o Congresso de Leitura do Brasil. Associação de Leitura do Brasil. Campinas/SP: 2000, p.3203-25. Disponível em: http://www.senna.pro.br/biblioteca/leiturizacao_new.pd
ROJO, R.; BARBOSA, J.P. Gêneros Discursivos : O que são? IN:_____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015, p.15-51.
MACHADO, M.L.C.A.; LOPES, P.S.V.C. O lugar das multimídias contemporâneas nos processos de formação de leitores e produtores de escrita. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE & CULTURAS, v.48, p.149 – 167.
MACHADO, M. L. C. A. Processos de formação de leitores e escritores. Aula ministrada na turma 1 da Pedagogia. UERJ, 2018.
MACHADO, M. L. C. A. Práticas de escuta e leitura na escola e os mecanismos de compreensão e leitura. Aula ministrada na turma 1 da Pedagogia. UERJ, 2018.
MUSIALAK, M. B.; ROBASZKIEVICZ, M. C. F. GÊNERO CONTO: Possibilidades de uso em sala de aula. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013, v.1. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafiuv_port_artigo_marli_biesczad_musialak.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.
SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993. Disponível em: <https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2017/08/soares-gecc82neros-literacc81rios.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.
Rojo, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento) ISBN: 85 - 99372 - 36-X. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.
SIQUEIRA, R. R. Ler é uma aventura: uma proposta de formação de leitores.
BAUMGARTHER, C. T.; SCHNORR, L. A. S. Ensino da produção textual escrita por meio de narrativas de aventura: uma possibilidade de aplicação em sala de aula. Ensino da produção textual... p. 129-157. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34572/19946> Acesso em: 10 de julho de 2018.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandra Barbosa Santos, Caroline Menezes Nunes de Oliveira, Maria Leticia Cautela de Almeida Machado
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.