O Trabalho com Gêneros Discursivos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, AVENTURA, GÊNEROResumo
Este artigo possui o objetivo de trabalhar com o gênero de aventura na educação básica e EJA, abordar sobre o assunto de alfabetização, letramento, leiturização, gêneros de discurso, formação do leitor e escritor e sobre a importância da leitura, escrita na alfabetização. Dispondo de uma atividade para ser trabalhada nas turmas do gênero de aventura.
Downloads
Referências
SENNA, L.A.G. Letramento ou Leiturização? O sociointeracionismo na Linguística e na Psicopedagogia. In: Anais do 12o Congresso de Leitura do Brasil. Associação de Leitura do Brasil. Campinas/SP: 2000, p.3203-25. Disponível em: http://www.senna.pro.br/biblioteca/leiturizacao_new.pd
ROJO, R.; BARBOSA, J.P. Gêneros Discursivos : O que são? IN:_____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015, p.15-51.
MACHADO, M.L.C.A.; LOPES, P.S.V.C. O lugar das multimídias contemporâneas nos processos de formação de leitores e produtores de escrita. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE & CULTURAS, v.48, p.149 – 167.
MACHADO, M. L. C. A. Processos de formação de leitores e escritores. Aula ministrada na turma 1 da Pedagogia. UERJ, 2018.
MACHADO, M. L. C. A. Práticas de escuta e leitura na escola e os mecanismos de compreensão e leitura. Aula ministrada na turma 1 da Pedagogia. UERJ, 2018.
MUSIALAK, M. B.; ROBASZKIEVICZ, M. C. F. GÊNERO CONTO: Possibilidades de uso em sala de aula. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013, v.1. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafiuv_port_artigo_marli_biesczad_musialak.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.
SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993. Disponível em: <https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2017/08/soares-gecc82neros-literacc81rios.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.
Rojo, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento) ISBN: 85 - 99372 - 36-X. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.
SIQUEIRA, R. R. Ler é uma aventura: uma proposta de formação de leitores.
BAUMGARTHER, C. T.; SCHNORR, L. A. S. Ensino da produção textual escrita por meio de narrativas de aventura: uma possibilidade de aplicação em sala de aula. Ensino da produção textual... p. 129-157. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34572/19946> Acesso em: 10 de julho de 2018.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandra Barbosa Santos, Caroline Menezes Nunes de Oliveira, Maria Leticia Cautela de Almeida Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.