O Trabalho com Gêneros Discursivos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA

Autores

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, AVENTURA, GÊNERO

Resumo

  Este artigo possui o objetivo de trabalhar com o gênero de aventura na educação básica e EJA, abordar sobre o assunto de alfabetização, letramento, leiturização, gêneros de discurso, formação do leitor e escritor e sobre a importância da leitura, escrita na alfabetização. Dispondo de uma atividade para ser trabalhada nas turmas do gênero de aventura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Barbosa Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsista do CEH, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Caroline Menezes Nunes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga pelo Centro Universitário Celso Lisboa e Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atualmente cursa Mestrado na linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais sendo bolsista da CAPES. Recentemente atuou na área clínica com crianças e jovens com transtorno do neurodesenvolvimento, e atua como voluntária no projeto de extensão Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado, vinculado à Faculdade de Educação da UERJ

Maria Leticia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

* Doutora em Educação pela UERJ/RJ. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná/PR. Especialista em Linguagem pelo CEFAC/RJ e Especialista em Voz pela Universidade Estácio de Sá/RJ.Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP. Habilitação Profissional Específica para o Magistério. Atuação e Pesquisa nas áreas de Educação, Formação de Educadores, Linguística aplicada à Alfabetização e ao Letramento, Fonoaudiologia e Educação a Distância. Professora Associada da Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino; Área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento - UERJ/RJ

Referências

MORTATTI, M.R.L. O texto na sala de aula: uma revolução conceitual na história do ensino de língua e literatura no Brasil. In: SILVA, L.L.M.; FERREIRA, N.S.A.; MORTATTI, M.R.L. (Orgs.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores Associados, 2014, p: 5-28.

SENNA, L.A.G. Letramento ou Leiturização? O sociointeracionismo na Linguística e na Psicopedagogia. In: Anais do 12o Congresso de Leitura do Brasil. Associação de Leitura do Brasil. Campinas/SP: 2000, p.3203-25. Disponível em: http://www.senna.pro.br/biblioteca/leiturizacao_new.pd

ROJO, R.; BARBOSA, J.P. Gêneros Discursivos : O que são? IN:_____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015, p.15-51.

MACHADO, M.L.C.A.; LOPES, P.S.V.C. O lugar das multimídias contemporâneas nos processos de formação de leitores e produtores de escrita. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE & CULTURAS, v.48, p.149 – 167.

MACHADO, M. L. C. A. Processos de formação de leitores e escritores. Aula ministrada na turma 1 da Pedagogia. UERJ, 2018.

MACHADO, M. L. C. A. Práticas de escuta e leitura na escola e os mecanismos de compreensão e leitura. Aula ministrada na turma 1 da Pedagogia. UERJ, 2018.

MUSIALAK, M. B.; ROBASZKIEVICZ, M. C. F. GÊNERO CONTO: Possibilidades de uso em sala de aula. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013, v.1. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafiuv_port_artigo_marli_biesczad_musialak.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.

SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993. Disponível em: <https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2017/08/soares-gecc82neros-literacc81rios.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.

Rojo, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento) ISBN: 85 - 99372 - 36-X. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.

SIQUEIRA, R. R. Ler é uma aventura: uma proposta de formação de leitores.
BAUMGARTHER, C. T.; SCHNORR, L. A. S. Ensino da produção textual escrita por meio de narrativas de aventura: uma possibilidade de aplicação em sala de aula. Ensino da produção textual... p. 129-157. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34572/19946> Acesso em: 10 de julho de 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-20

Como Citar

BARBOSA SANTOS, A.; MENEZES NUNES DE OLIVEIRA, C.; CAUTELA DE ALMEIDA MACHADO, M. L. O Trabalho com Gêneros Discursivos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 220–228, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/12988. Acesso em: 25 fev. 2024.