Escola, Educação Básica e Analfabetismo Estrutural no Brasil
a negação da escola aos trabalhadores
Palavras-chave:
Educação básica, Analfabetismo, Educação de Jovens e AdultosResumo
No Brasil, a negação da educação escolar para as classes populares-classe trabalhadora- vem se constituindo como o modus operandi das elites em manter o controle hegemônico das massas, ora negando a escola, ou mesmo quando esta é oferecida de forma precária, que acaba fatalmente contribuindo para este deserto educacional que assola o país com índices de analfabetismo funcional e absoluto que ainda persistem. Este analfabetismo concentrado em grande medida em pessoas jovens e adultas, vem sendo sustentado pela ausência de uma efetiva política pública de oferta da educação básica na idade adequada, e quando isso não ocorre o que resta é uma grande massa de trabalhadores desprovidos de conhecimentos técnico-científicos, quando muito, lhes restam os programas de EJA, como mecanismos de compensação. Esta condição de negação de uma educação de qualidade para os trabalhadores apenas reforça o abismo que existe entre as classes sociais em disputa, quando interessa para as elites brancas, patriarcais, escravocratas, empresariais, aparelhadas no estado, o controle das massas através da educação. Considerando que o estado patriarcal e burguês está para atender os interesses das elites e tendo em vista que a educação para emancipação dos trabalhadores será fruto da luta dos próprios trabalhadores, é preciso forjar novas formas de lutas, e entender que a educação é a pedra fundamental de qualquer mudança mais significativa. É nesta perspectiva que o presente artigo vem trazer provocações ao leitor acerca destes processos de dominação histórica através da educação. De outro modo consideramos que só com educação de base, de qualidade e na idade certa, somados a um processo massivo de alfabetização se constituirá como determinante neste processo de mudanças e inserção educacional.
Downloads
Referências
AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de Alfabetismo Funcional - INAF, Resultados preliminares. 2018.
ALENCAR, F.; CARPI, L.; RIBEIRO, M. V. História da Sociedade Brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Copyright, 1986.
BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua(2019) Acesso: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf
DI PIERRO, Maria Clara, GALVÃO, Ana Maria. O preconceito contra o analfabeto. São Paulo :Instituto Paulo Montenegro, 2007.
FERNANDES, F. Dicionário de sinônimos e antônimos da língua portuguesa. 11. ed. Porto Alegre: Globo, 1957.
FERRARO (FERRARI), A. R. Analfabetismo no Brasil: tendência secular e avanços recentes; resultados preliminares. Cadernos de PesquisaSão Paulo, n. 52, p. 35-49, fev. 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 4ª ed. São Paulo, Cortez, 1993.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.
KUENZER. Cassia Zeneida. Trabalho pedagógico: Da fragmentação a unitariedade possível? São Paulo: Papirus 2002.
RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. https://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf. Acessado em 25/02/2021.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
_____________ Direitos humanos e educação libertadora. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.) Pedagogia dos sonhos possíveis/ Paulo Freire. São
Paulo: Editora UNESP, 2001.
_____________Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra1979.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.UFMG,2003
TITTON, M. A organização do trabalho pedagógico na formação da pedagogia da terra: contribuição do MST a Luta social.Salvador,2006
ZITKOSKI, Jaime José. Educação popular e emancipação social: convergências nas propostas de Freire e Habermas. In.: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(ANPED. Anais... Caxambú, 2004.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ronaldo Silva dos Santos, Tenório Batista Lima Sobrinho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.