Retratos culturais da/na EJA:

narrativas dos cotidianos dos trabalhadores sertanejos

Autores

  • Andresso Marques Torres Universidade Federal de Alagoas
  • Jailson Costa da Silva Instituto Federal de Alagoas (IFAL –Piranhas)
  • Marinaide Freitas Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar retratos culturais da/na EJA, achados que resultam das imersões dos pesquisadores na realidade sertaneja alagoana, dando ênfase em três práticas: o labor, a feira livre, e aescolarização. Parte da seguinte problematização: a partir do lugar – sertão alagoano –, de que forma os sujeitos sertanejos vivenciam cotidianamente suas práticas culturais? As fotografias se constituíram enquanto fontes carregadas de narrativas singulares de épocas temporais distintas. Nesse percurso,
caracterizamos o sertão enquanto espaço plural e desencadeador de diversas práticas. O itinerário das pesquisas nos possibilitou desvendar muitas questões, como a altivez dos sujeitos praticantespensantes na fabricação do lugar. As narrativas visuais evidenciam a construção identitária por meio da cultura, que emerge das práticas cotidianas, e coletivas, nas quais predominam valores e costumes em comum. Tal fato mostra o forte sentimento de pertencimento e o estabelecimento de vínculos humanos que transcendem a materialidade, de modo que demonstram ainda os esforços empreendidos para alcançar a escolaridade: os sujeitos têm que se deslocar, muitas vezes, de longas distâncias até a escola depois de um dia de trabalho braçal. As imagens nos contam, ainda, que, ao contrário do discurso ora construído de sujeito tido como passivo, o sertanejo vem construindo, ao longo do tempo,
uma política do agir em meio ao campo social que tenta impor-lhes uma hegemonia que, ocasionalmente, busca naturalizar tal realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

TORRES, A. M. .; SILVA, J. C. da; FREITAS, M. Retratos culturais da/na EJA:: narrativas dos cotidianos dos trabalhadores sertanejos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 06, p. 37–54, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11297. Acesso em: 22 dez. 2024.