Cultura e interculturalidades na EJA
Resumo
Este artigo visa discorrer sobre a temática da interculturalidade na educação de jovens e adultos (EJA), assim como apresentar o mapeamento das pesquisas realizadas sobre este tema, por entendermos a relevância do respeito a diversidade cultural dos sujeitos que constituem a educação de jovens e adultos, assim como desenvolvermos um trabalho que contemple a cultura e a interculturalidade nesta modalidade. Partimos da afirmação que as culturas destes sujeitos da EJA, podem e devem ser contempladas em suas aprendizagens,
e a interculturalidade deve estar contemplada nesse processo de construção. Apresentamos o mapeamento das pesquisas realizadas nos últimos vinte anos que trazem como temática a interculturalidade no contexto da EJA. A investigação adotou a abordagem qualitativa e como procedimentos realizamos um estudo bibliográfico e o mapeamento das pesquisas que
estão circunscritas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Scileo e Dialnet, que discutem a temática em questão, onde encontramos apenas quatorze pesquisas que versam sobre a interculturalidade. Nossos referenciais foram Candau (2002, 2008), Freire & Faundez (1985), Candau e Moreira (2003), Vóvio (2009), dentre outros. Os resultados revelaram que a temática da interculturalidade no contexto da educação de jovens e adultos ainda é muito pouca pesquisada e debatida nesta modalidade da educação. No entanto resultados ressaltam a importância de trazermos a este contexto as culturas que permeiam seus sujeitos e suas relação interculturais. Sujeitos estes dotados de valores, experiências, vivencias e culturas por muitas vezes ainda são invisibilidades na educação de jovens e adultos.
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