Leitura, leitor e formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos:

análise de propostas curriculares

Autores

  • Marina Marostica Finatto
  • Sita Mara Lopes Sant’Anna

Resumo

Neste artigo é apresentado um trabalho de pesquisa que buscou conhecer as concepções de leitura e de formação do leitor que orientam diretrizes e propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Os objetivos que orientaram o estudo foram: verificar o conceito de leitura, leitor e formação do leitor nos documentos norteadores; fazer uma análise desses conceitos, da maneira como estão presentes nesses documentos, e problematizar o papel desses documentos no que diz respeito à formação de leitores jovens e adultos trabalhadores. Do ponto de vista metodológico, foram utilizadas orientações da pesquisa qualitativa e bibliográfica para fazer uma análise do conteúdo dos documentos, em especial o Parecer 11 (BRASIL, 2000), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, e a Proposta Curricular de 2º segmento, volumes 1 (BRASIL, 2002a) e 2 (BRASIL, 2002b), pois, mesmo diante de outros referenciais, esses ainda são os que realmente fazem abordagens sobre leitura. Como principais resultados,
verificou-se a presença de um discurso sobre leitura a permear os documentos, mas não uma preocupação consistente com a formação de leitores críticos. Foram encontradas ainda inconsistências teóricas em conceitos, além de contradições teóricas, o que pode apontar para uma abordagem superficial da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

FINATTO, M. M. .; SANT’ANNA, S. M. L. . Leitura, leitor e formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos: : análise de propostas curriculares. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 06, p. 135–154, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11234. Acesso em: 19 abr. 2024.