Leitura, leitor e formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos:
análise de propostas curriculares
Resumo
Neste artigo é apresentado um trabalho de pesquisa que buscou conhecer as concepções de leitura e de formação do leitor que orientam diretrizes e propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Os objetivos que orientaram o estudo foram: verificar o conceito de leitura, leitor e formação do leitor nos documentos norteadores; fazer uma análise desses conceitos, da maneira como estão presentes nesses documentos, e problematizar o papel desses documentos no que diz respeito à formação de leitores jovens e adultos trabalhadores. Do ponto de vista metodológico, foram utilizadas orientações da pesquisa qualitativa e bibliográfica para fazer uma análise do conteúdo dos documentos, em especial o Parecer 11 (BRASIL, 2000), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, e a Proposta Curricular de 2º segmento, volumes 1 (BRASIL, 2002a) e 2 (BRASIL, 2002b), pois, mesmo diante de outros referenciais, esses ainda são os que realmente fazem abordagens sobre leitura. Como principais resultados,
verificou-se a presença de um discurso sobre leitura a permear os documentos, mas não uma preocupação consistente com a formação de leitores críticos. Foram encontradas ainda inconsistências teóricas em conceitos, além de contradições teóricas, o que pode apontar para uma abordagem superficial da temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.