“Costurações” do processo de constituição da pesquisa-ação histórico-cultural marxista no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores - EJAIT

Autores

  • Julieta Borges Lemes Sobral
  • Renato Hilário dos Reis

Resumo

Este artigo compartilha a práxis da pesquisa-ação histórico-cultural marxista vivenciada e construída há 34 anos por pesquisadores do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Históricos Culturais – GENPEX, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, em articulação com o Movimento Popular do Paranoá-Itapoã. Apresenta o exercício da constituição desse método e metodologia que se realiza na Educação Popular e na Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Com a pesquisa-ação histórico-cultural marxista reconhecemos nossa singularidade como universidade comprometida com transformações sociais, desvelando os desafios desse processo dialógicodialético entre universidade, movimento popular e rede pública de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

SOBRAL , J. B. L. .; REIS, R. H. dos. “Costurações” do processo de constituição da pesquisa-ação histórico-cultural marxista no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores - EJAIT. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 06, p. 116–134, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11233. Acesso em: 26 abr. 2024.