Ceramistas de coqueiros:
a andragogia, a práxis e os saberes significativos em um contexto etnoeducacional
Resumo
Coqueiros é um distrito de Maragogipe que chama a atenção pela grande diversidade cultural. O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo principal oferecer elementos discursivos que contribuam para as práticas educativas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos em um contexto étnico, vinculado à reminiscência e à ancestralidade negra e indígena no trabalho das ceramistas. Entre os seus objetivos específicos incluem-se: investigar os saberes produzidos nas vivências das ceramistas, em sua atividade laboral; estabelecer diálogos entre os saberes dos práticos e os saberes da escola; revelar o movimento de ação e reflexão das ceramistas na produção desses saberes e sua vinculação com o trabalho, a cultura e a escolarização de jovens e adultos. O trabalho investigativo teve como ponto de partida uma inquietação centrada na seguinte questão: Como a andragogia
pode contribuir para a práxis freiriana na construção de uma aprendizagem significativa na EJA? O percurso metodológico de pesquisa qualitativa abriu espaço para uma trama de possibilidades, delineadas de forma etnográfica, instrumentalizada pela observação, diário de campo e entrevista. O resultado mais relevante foi a verificação da maneira como a cultura indígena/negra forma os atores sociais da comunidade, através de práticas ancestrais e a descoberta da origem das ferramentas necessárias ao desenvolvimento de sua atividade laboral. Foi possível concluir que os conhecimentos da comunidade, forjados por uma cultura enraizada, configuram a sua formação étnica e revelam-se como espaço identitário, e não só podem estar alinhados com o conhecimento escolar, mas devem ser o ponto de partida para novos e significativos saberes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.