Ceramistas de coqueiros:

a andragogia, a práxis e os saberes significativos em um contexto etnoeducacional

Autores

  • Marineide Leite Marques
  • Jorge Alberto dos Santos Santana
  • Rubem Pereira Santos Júnior
  • Leliana Santos de Sousa

Resumo

Coqueiros é um distrito de Maragogipe que chama a atenção pela grande diversidade cultural. O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo principal oferecer elementos discursivos que contribuam para as práticas educativas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos em um contexto étnico, vinculado à reminiscência e à ancestralidade negra e indígena no trabalho das ceramistas. Entre os seus objetivos específicos incluem-se: investigar os saberes produzidos nas vivências das ceramistas, em sua atividade laboral; estabelecer diálogos entre os saberes dos práticos e os saberes da escola; revelar o movimento de ação e reflexão das ceramistas na produção desses saberes e sua vinculação com o trabalho, a cultura e a escolarização de jovens e adultos. O trabalho investigativo teve como ponto de partida uma inquietação centrada na seguinte questão: Como a andragogia
pode contribuir para a práxis freiriana na construção de uma aprendizagem significativa na EJA? O percurso metodológico de pesquisa qualitativa abriu espaço para uma trama de possibilidades, delineadas de forma etnográfica, instrumentalizada pela observação, diário de campo e entrevista. O resultado mais relevante foi a verificação da maneira como a cultura indígena/negra forma os atores sociais da comunidade, através de práticas ancestrais e a descoberta da origem das ferramentas necessárias ao desenvolvimento de sua atividade laboral. Foi possível concluir que os conhecimentos da comunidade, forjados por uma cultura enraizada, configuram a sua formação étnica e revelam-se como espaço identitário, e não só podem estar alinhados com o conhecimento escolar, mas devem ser o ponto de partida para novos e significativos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

MARQUES, M. L. .; SANTANA, J. A. dos S.; SANTOS JÚNIOR, R. P. .; SOUSA, L. S. de . Ceramistas de coqueiros: : a andragogia, a práxis e os saberes significativos em um contexto etnoeducacional. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 06, p. 87–100, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11231. Acesso em: 20 abr. 2024.