A promoção da igualdade na escola de adultos:
o saber universal presente em cada um
Resumo
Este artigo trata das dificuldades e dos desafios que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrentam no processo de ruptura com a escola. Os seus relatos de vida trazem experiências da infância na escola, recordações que marcaram suas vidas nesse espaço, mas que por alguma razão tiveram que abandonar. A etnografia é empregada na pesquisa aqui apresentada por constituir um método próprio das Ciências Sociais, utilizado por investigadores que buscam aprofundar suas pesquisas através da observação, da entrevista em profundidade. A ciência é identificada na interpretação do entrevistador e no desentranhar das declarações feitas pelo entrevistado. O objetivo do trabalho apresentado neste artigo foi resgatar relatos de vida de alunos da EJA da escola Educandário Roberto Figueira Santos, em Iraquara, Bahia, identificando conhecimentos acumulados pelo saber universal que cada um deles possui, apesar da descontinuidade no processo de ensino–aprendizagem. As vivências e a experiência de vida dos jovens e adultos público da EJA trazem um grande conhecimento que precisa ser levado em conta no currículo dessa modalidade de ensino, a fim de evitar a sua infantilização e a evasão escolar. O saber universal que cada aluno da EJA possui não é fruto do conhecimento presente nos livros, mas sim do conhecimento acumulado com a experiência, aquele que a vida, a muito custo, lhes proporcionou.
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