Mulheres idosas na educação de pessoas jovens e adultas:

problematizando relações de gênero na vida-escola

Autores

  • Marcelo Lacerda Oliveira
  • José Jackson Reis dos Santos
  • Sandra Márcia Campos Pereira

Resumo

O artigo apresenta resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista, buscando compreender e problematizar discursos sobre gênero e suas implicações na trajetória de vida e de escolarização de estudantes idosas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Participaram da pesquisa sete estudantes, mulheres idosas, regularmente matriculadas na Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva, no ano de 2019, instituição pertencente à rede municipal de ensino da cidade de Vitória da Conquista, Estado da Bahia. O processo de construção das informações ocorreu por meio da realização de sete entrevistas narrativas e de três sessões coletivas de diálogo, apoiando-se, na fase de análise, em postulados foucaultianos e conceitos do campo dos estudos
sobre gênero. Entre as conclusões da pesquisa, constatamos que implicações no convívio familiar foram construídas com base no medo, castigos e práticas opressoras, representados pela figura do pai. Implicações de ordem psicológica imprimiram nas crianças, tornadas adultas precocemente, marcas que permanecem na atualidade. As implicações físicas, impostas por meio de castigos, deixaram marcas para toda a vida. A negação do direito à escola significou, entre outros motivos, o impedimento a outros processos de formação e de escolarização, assim como a outros direitos fundamentais de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

OLIVEIRA, M. L. .; SANTOS, J. J. R. dos; PEREIRA, S. M. C. . Mulheres idosas na educação de pessoas jovens e adultas:: problematizando relações de gênero na vida-escola. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 06, p. 55–73, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/11229. Acesso em: 25 abr. 2024.