A educação de pessoas jovens e adultas:
o que as pesquisas revelam sobre o acolhimento
Resumo
O presente artigo busca inventariar, sistematizar e analisar produções acadêmicas no campo da EJA a partir da análise dos trabalhos apresentados, entre os anos de 2013 a 2019, no GT 18 – Educação de Jovens e Adultos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Objetivou-se situar o estado do conhecimento dos trabalhos apresentados sobre Educação de Jovens e Adultos, disponíveis nas últimas quatro Reuniões Nacionais da ANPEd, visando responder à seguinte questão: o que as pesquisas têm revelado sobre o tema acolhimento aos estudantes da EJA? O estudo se constitui de abordagem quanti-qualitativa, com base em Minayo (2001) e de caráter bibliográfico de acordo com Gil (2008), mediante análise de conteúdo Bardin (2009) de natureza inventariante e descritiva da produção acadêmica sobre a temática do acolhimento na EJA. Conta-se com o aporte teórico de Morosini e Fernandes (2014), Laffin (2007), Pedroso; Macedo e Faúndez (2011), Soares (2011), Charlot (2000), entre outros. Como resultado, nesse levantamento, destaca-se a invisibilidade de trabalhos que tem como foco de análise o acolhimento de pessoas jovens e adultas, como objeto de estudos das pesquisas em EJA, o que demonstra uma lacuna nesse campo de pesquisa. O estado do Rio de Janeiro se sobressai em número de trabalhos apresentados e a temática com mais recorrência foram as Políticas Públicas, com ênfase ao Proeja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.