Mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos no espaço de educação prisional
Resumo
O presente texto tem por objetivo discorrer sobre a mediação pedagógica na construção da escrita como procedimento autoral no espaço da Educação Prisional explicitando assim as contribuições da mediação docente como ação educativa. O trabalho é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos de Pesquisa-Ação, que visou analisar
as produções escritas de educandas do Sistema Prisional do Paraná frente aos procedimentos didáticos pedagógicos adotados para essa construção autoral, revelando os caminhos percorridos e as múltiplas leituras que a cartografia desse percurso educativo possibilitou, analisado assim o espaço prisional enquanto construção social e educativa e os resultados da mediação docente nesse processo. P aporte teórico, teve os estudos de Foucault (2005) como referência para a compreensão do espaço prisional e de suas relações, Bakhtin (1992) na concepção de linguagem, Freire (1996) e Charlot (2000) na reflexão das relações com os saberes e para análise do fazer docente. Identificou-se nesse processo a contribuição da ação educativa na mediação docente na constituição do sujeito-autor na experiência da escrita, confirmando que a prática da escrita enquanto procedimento de autoria evidencia a possibilidade autoral de educandas em fase inicial da escrita, mesmo em um espaço tão adverso como o espaço prisional. A relevância social deste trabalho foi evidenciada ao possibilitar a reflexão sobre a mediação docente na aprendizagem da escrita no contexto da educação em prisões, considerando a escrita como possibilidade humanizadora na medida em que o seu uso permitiu a mulheres privadas de liberdade a vivência do humano na valorização de suas escritas autorais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.