Mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos no espaço de educação prisional

Autores

  • Sonia Haracemiv
  • Ana Maria Soek
  • Jane Cleide Hir

Resumo

O presente texto tem por objetivo discorrer sobre a mediação pedagógica na construção da escrita como procedimento autoral no espaço da Educação Prisional explicitando assim as contribuições da mediação docente como ação educativa. O trabalho é resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos de Pesquisa-Ação, que visou analisar
as produções escritas de educandas do Sistema Prisional do Paraná frente aos procedimentos didáticos pedagógicos adotados para essa construção autoral, revelando os caminhos percorridos e as múltiplas leituras que a cartografia desse percurso educativo possibilitou, analisado assim o espaço prisional enquanto construção social e educativa e os resultados da mediação docente nesse processo. P aporte teórico, teve os estudos de Foucault (2005) como referência para a compreensão do espaço prisional e de suas relações, Bakhtin (1992) na concepção de linguagem, Freire (1996) e Charlot (2000) na reflexão das relações com os saberes e para análise do fazer docente. Identificou-se nesse processo a contribuição da ação educativa na mediação docente na constituição do sujeito-autor na experiência da escrita, confirmando que a prática da escrita enquanto procedimento de autoria evidencia a possibilidade autoral de educandas em fase inicial da escrita, mesmo em um espaço tão adverso como o espaço prisional. A relevância social deste trabalho foi evidenciada ao possibilitar a reflexão sobre a mediação docente na aprendizagem da escrita no contexto da educação em prisões, considerando a escrita como possibilidade humanizadora na medida em que o seu uso permitiu a mulheres privadas de liberdade a vivência do humano na valorização de suas escritas autorais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

HARACEMIV, S. .; SOEK, A. M.; HIR, J. C. Mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos no espaço de educação prisional. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 2, n. 04, p. 107–122, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/10577. Acesso em: 20 abr. 2024.