Práticas Educativas para educação étnico-racial em escolas da Educação Básica do maciço de Baturité-Ceará
Palavras-chave:
Práticas Educativas, Educação Étnico-Racial, EscolaResumo
O presente artigo é fruto de estudo e pesquisa acadêmica realizada com os professores das escolas do Ensino Fundamental em um dos municípios da região do maciço de Baturité. O trabalho tem como objetivo compreender os processos que envolvem práticas educativas de professores para educação étnico-racial e ações que devem ser tomadas para colaborar na concretização dessa educação nas escolas do ensino básico da região do maciço de Baturité. Sendo assim, a construção da metodologia desse trabalho foi tecida por meio da leitura das obras de alguns autores (as) como: Ribeiro (2005); Pedronilha Silva (2007); SILVA (2015); Gomes (2010; 2012) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004) que abordam a questão das relações étnico-raciais da Lei 10.639/2003. O desenvolvimento desse trabalho se apoia ainda nas reflexões pela experiência vivenciada por um estudante africano, do país da Guiné-Bissau, residente no estado do Ceará, que desenvolveu atividades acadêmicas nas escolas do ensino básico dos municípios de Redenção e Acarape no maciço de Baturité. Na base do trabalho desenvolvido nas escolas do Ensino Fundamental, através da análise, percebemos que ainda existe poucas práticas educativas para educação étnico-racial, mesmo com a implementação da Lei 10.639/2003, que foi promulgado na perspectiva da obrigatoriedade sobre ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica. Diante das análises feitas, a maioria das escolas investigadas trabalham pouco com os temas relacionados a essa Lei.
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