CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS E NÃO-PIBIDIANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS
Palavras-chave:
Identidade docente, PIBID, Educação FísicaResumo
Este estudo buscou investigar a construção da identidade docente na formação inicial de estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. Traçou-se como objetivo analisar quais elementos constroem a identidade docente dos pibidianos e não pibidianos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Estadual de Feira de Santana, a partir da percepção dos discentes. Foi realizado um estudo de campo , de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada com 28 participantes. Para o tratamento analítico dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo temática a partir pré-análise, a exploração do material e o tratamento e inferência dos resultados. A partir da análise das 4 categorias temáticas ficou evidenciado que aproximações na concepção da contsrução da identidade profissional, na qual a mesma se dá a partir de elementos como: iniciação à docência, formação inicial, experiências externas, dentre outras. É necessário que os cursos de graduação possam repensar novas formas da iniciação à docência na qual os currículos estejam alinhados de tal forma, para que a constituição do ser professor e a construção da identidade profissional docente possa ser garantida nas vivências da tríade ensino-pesquisa-extensão.
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