CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS E NÃO-PIBIDIANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS

Authors

Keywords:

Identidade docente, PIBID, Educação Física

Abstract

Este estudo buscou investigar a construção da identidade docente na formação inicial de estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. Traçou-se como objetivo analisar quais elementos constroem a identidade docente dos pibidianos e não pibidianos do curso  de licenciatura em educação física da Universidade Estadual de Feira de Santana, a partir da percepção dos discentes. Foi realizado um estudo de campo , de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada com 28 participantes. Para o tratamento analítico dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo temática a partir  pré-análise, a exploração do material e o tratamento e inferência dos resultados. A partir da análise das 4 categorias temáticas ficou evidenciado que aproximações na concepção da contsrução da identidade profissional, na qual a mesma se dá a partir de elementos como: iniciação à docência, formação inicial, experiências externas, dentre outras. É necessário que os cursos de graduação possam repensar novas formas da iniciação à docência na qual os currículos estejam alinhados de tal forma, para que a constituição do ser professor e a construção da identidade profissional docente possa ser garantida nas vivências da tríade ensino-pesquisa-extensão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paloma de Souza Lopes, Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Suzana Alves Nogueira Souza, Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEHMOIRAS, Daniel Cantanhede. Formação e currículo: a experiência do PIBID na educação física da UnB. 2019. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/38162 Acesso em: 29 jan.2024.

BLOCK, Osmarina; RAUSCH, Rita Buzzi. Saberes docentes: dialogando com Tardif, Pimenta e Freire. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, n. 3, 2014.

BRASIL. Ministério de Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n° 96, de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília: CAPES, 2013. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30798135/do1-2013-07-23-portaria-n- 96- de-18- de-julho-de-2013-30798127. Acesso em 22 abr. 2022.

CAPES, Portaria gab nº 82, de 26 de abril de 2022. Disponível em:<https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38- institui-rp- pdf>. Acesso em: 15 ago. 2023.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de et al. Histórias de ser e fazer-se educador: desvelando a identidade do professor universitário e suas possibilidades emancipatórias. 2004. Disponível em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/16488 Acesso em: 31 jan. 2024.

COSTA, Mara Lúcia Rodrigues; BEJA, AC dos S.; REZENDE, Flavia. Construção daidentidade docente em licenciatura em química de um instituto federal de educação profissional. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 305-313, 2014. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_4/10-EQF-102-12.pdf Acesso em 29 jan. 2024.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-21ª Edição-São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.

GALINDO, Wedna Cristina Marinho. A construção da identidade profissional docente. Psicologia: ciência e profissão, v. 24, p. 14-23, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/YDL7fhTPbzb9tQvd7YLKgSz/ Acesso em 15 set. 2023.

GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GATTI, Bernardete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, p. 51-67, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/MXXDfbw5fnMPBQFR6v8CD5x/?lang=pt&format=html Acesso em: 23 set. 2024.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M Acesso em: 24 set. 2023.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponívelem: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981- 416x2017000300721&script=sci_arttext Acesso em: 16 fev. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.São Paulo. Editora Atlas SA, 2008. Disponível em: https://feata.edu.br/downloads/revistas/economiaepesquisa/v3_artigo01_globalizaca o.pdf Acesso em: 10 nov. 2024.

HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. 4.ed. Petrópolis: Vozes, p. 86-91, 1995.

ILHA, F. R. da S.; MASCHIO, V.; KRUG, H. N. A compreensão dos acadêmicos da Licenciatura do CEFD/UFSM sobre as abordagens de ensino da Educação Física. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 13, n. 127, p. 1-9, dez. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd127/a- compreensao-dos-academicos-da-licenciatura-sobre-educacao-fisica.htm Acesso em: 08 dez. 2022.

JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

LAROSSA, J.B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19,an./Fev./Mar./Abr. 2002. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em 22 jan. 2024.

LIMA, J.P.R.; ARAUJO, A.M.P. Tornando-se professor: análise do processo de construção da identidade docente dos professores de contabilidade. Adv. Scie. Appl. Accounting, v.1, n.2, p.1-22, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 1992.p. 269-269. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio- 1344574 Acesso em 11 jan. 2024.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: A. Nóvoa (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1992.

OLIVEIRA DA SILVA, Fabrício; VASCONCELOS PACHECO RIOS, Jane Adriana; GASPARI MADUREIRA, André Luiz. PIBID na constituição da docência do professor de Língua Portuguesa: experiências no chão da escola. Revista Práxis Educativa,

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-25551996000200004&script=sci_abstract Acesso em: 29 jan. 2024.

ROMAGNOLLI, C.; SOUZA, S.L.; MARQUES, R. A. Os impactos do Pibid no processo de formação inicial de professores: experiências na parceria entre educação básica e superior. In: Seminário Internacional de Educação Superior, 2014, São Paulo. Anais.São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO, p. 1-8, 2014. Disponível em: http://www.uniso.br/assets/docs/publicacoes/publicacoes-eventos/anais-do- sies/edicoes/edu-formacao-professores/09.pdf Acesso em 29 jan. 2024.

SÁ, IP de. Matemática comercial e financeira (na educação básica) para educadores matemáticos. Rio de Janeiro, Sotese, 2005.

SILVA, TEREZINHA GOMES DA. O Processo De Constituição Da Identidade Docente: Vozes De Professoras Alfabetizadoras. 2007.

SILVEIRA, Helder Eterno. Mas, afinal: o que é iniciação à docência?. Atos de Pesquisa em Educação, v. 10, n. 2, p. 354-368, 2015. Disponível em: https://pibid.ufv.br/wp-content/uploads/2015/10/Mas-afinal-o-que-e-Iniciacao-a- Docencia.pdf Acesso em: 29 jan. 2024.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti- qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia. V. 31. Nº 61. 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ Educacao Filosofia/article/view/29099>. Acesso em: 04 fev.2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.

TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. Cadernos de Educação, n. 16, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6204 Acesso em: 29 jan. 2024.

UEFS, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 12 de Jun. 2018.

UEFS, PROPOSTA DE PROJETO INSTITUCIONAL – PIBID, Núcleo Educação Física- Universidade Estadual de Feira de Santana- 2022.

v.12,n.1, 2017. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&profile=ehost&scope=site&auth type=crawler&jrnl=18094031&AN=122551732&h=5OTm3UfrCHbQ1VXBi04tkmTkPRuuEsvN82FCTeSeq1hkoIhSin0Xi1Wu%2FIWc7ecwOtyIZAQCwhln%2FxduW0NZhQ%3D%3D&crl=c Acesso em: 29 jan. 2024.

VIEIRA, Francisco Giovanni David. Ensino de Marketing por meio de entrevista semi- estruturada. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 195, p. 01-08, 2017. Disponível em:https://www.researchgate.net/profile/Francisco-Vieira-12/publication/319019096_Ensino_de_Marketing_por_meio_de_entrevista_semi- estruturada/links/598b808f0f7e9b07d21f69c2/Ensino-de-Marketing-por-meio-de- entrevista-semi-estruturada.pdf

Published

2024-12-06

How to Cite

Lopes, P. de S., & Souza, S. A. N. (2024). CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS E NÃO-PIBIDIANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS . Diálogos E Diversidade, 4, e22446. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/22446

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo