MATEMÁTICA INCLUSIVA COM ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Matemática, Inclusão, TEA, Aprendizagem, Práticas pedagógicasResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio do neurodesenvolvimento que acomete o sistema nervoso e repercute nas habilidades sociocomunicativas, no comportamento e, em alguns casos, em competências cognitivas. Esta pesquisa objetivou identificar práticas pedagógicas de professores de matemática voltadas à aprendizagem de estudantes com TEA e as dificuldades inerentes a esse processo. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura no catálogo e de teses e dissertações da CAPES no período 2019-2023.Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, e de abordagem qualitativa. Considerando-se os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas cinco dissertações para análise. Os resultados apontam que os avanços dos estudantes com TEA na aquisição de conceitos matemáticos no campo da álgebra e da geometria, promoveram ressignificações dos professores quanto a sua percepção sobre inclusão, combate de práticas de microexclusões no ambiente escolar, estratégias de ensino mais favoráveis envolveram recursos e estímulos visuais que motivam melhor controle atencional para a aprendizagem, uso didático do hiperfoco do estudante com TEA permitiu aos professores uma melhor compreensão para aprendizagem da Matemática. Conclui-se sobre a importância de pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem de discentes com TEA, em Mestrados Profissionais, visto que apenas duas dissertações apresentaram produto educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em jul. de 2023.
___________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. 1996.
____________. Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm >. Acesso em: 16 abr. 2024.
___________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: 2010.
___________. Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em:<http://www.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica/pdf> . Acesso em: 15 ago. 2023.
BRITO, Silvia Cristina Costa. Bases da aprendizagem matemática e o transtorno do espectro autista: um estudo sobre relações numéricas nos anos iniciais do ensino fundamental – 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhcaldecoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8518781 . Acesso em: 16 abr. 2024.
CHEQUETTO, J. J.; GONÇALVES, A. F. S. Possibilidades no ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 206-222, 2015.
FRANCISCO, Flavia Heloisa Nogueira. Hiperfoco do transtorno do espectro autista como estratégia didática da aprendizagem de matemática' 21/02/2022 263 f. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres. Disponível em:<http://portal.unemat.br/?pg=site&i=ppgecm&m=dissertacoes>. Acesso em: 16 abr. 2024.
GOMES, Rayssa Alves de Oliveira. Processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos portadores de Síndrome de Down.Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Tecnológicas, Campina Grande, 2011. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/428/PDF%20%20Rayssa%20Alves%20Oliveira%20Gomes.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 10 set. 2023.
MANTOAN. Maria Teresa Eglér Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo : Moderna , 2003.
SANTOS, Maria do Socorro Venancio. Gêmeos Autistas em Processo de Alfabetização: Linguagem e Aprendizagem Matemática no Ensino Regular em Goiânia, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14320055. Acesso em: 16 abr. 2024.
Secretária de saúde. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro-Autista-TEA#:~:text=O%20transtorno%20do%20espectro%20autista,repert%C3%B3rio%20restrito%20de%20interesses%20. Acesso em: 22 abr. 2024.
SOUZA, Andiara Cristina de. O uso de tecnologias digitais educacionais para o favorecimento da aprendizagem matemática e inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em anos iniciais de escolarização. - Alfenas / MG, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7281815. Acesso em:16 abr. 2024.
THOMAZINI, Helida Lucia Paulini. Descrição da aprendizagem escolar da criança com transtorno do espectro autista nas áreas de matemática, leitura e escrita' 15/04/2021 138 f. Mestrado em Medicina (PEDIATRIA) Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11273729. Acesso em: 16 abr. 2024.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Graciela de Jesus, Carla da Cruz Santos, Susana Couto Pimentel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.