MATEMÁTICA INCLUSIVA COM ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Mathematics, Inclusion, TEA, Learning, Pedagogical practicesAbstract
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that affects the nervous system and impacts socio-communicative skills, behavior and, in some cases, cognitive skills. This research aimed to identify pedagogical practices of mathematics teachers aimed at learning students with ASD and the difficulties inherent to this process. The methodology used was a systematic review of the literature in the catalog and CAPES theses and dissertations in the period 2019-2023. This is an exploratory, descriptive research with a qualitative approach. Considering the inclusion and exclusion criteria, five dissertations were selected for analysis. The results indicate that the advances of students with ASD in the acquisition of mathematical concepts in the field of algebra and geometry, promoted teachers' redefinitions regarding their perception of inclusion, combating micro-exclusion practices in the school environment, more favorable teaching strategies involved resources and visual stimuli that motivate better attentional control for learning, didactic use of the hyperfocus of the student with ASD allowed teachers to have a better understanding for learning Mathematics. It concludes on the importance of research on the teaching and learning processes of students with ASD, in Professional Master's Degrees, as only two dissertations presented an educational product.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em jul. de 2023.
___________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. 1996.
____________. Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm >. Acesso em: 16 abr. 2024.
___________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: 2010.
___________. Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em:<http://www.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica/pdf> . Acesso em: 15 ago. 2023.
BRITO, Silvia Cristina Costa. Bases da aprendizagem matemática e o transtorno do espectro autista: um estudo sobre relações numéricas nos anos iniciais do ensino fundamental – 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhcaldecoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8518781 . Acesso em: 16 abr. 2024.
CHEQUETTO, J. J.; GONÇALVES, A. F. S. Possibilidades no ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 206-222, 2015.
FRANCISCO, Flavia Heloisa Nogueira. Hiperfoco do transtorno do espectro autista como estratégia didática da aprendizagem de matemática' 21/02/2022 263 f. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres. Disponível em:<http://portal.unemat.br/?pg=site&i=ppgecm&m=dissertacoes>. Acesso em: 16 abr. 2024.
GOMES, Rayssa Alves de Oliveira. Processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos portadores de Síndrome de Down.Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Tecnológicas, Campina Grande, 2011. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/428/PDF%20%20Rayssa%20Alves%20Oliveira%20Gomes.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 10 set. 2023.
MANTOAN. Maria Teresa Eglér Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo : Moderna , 2003.
SANTOS, Maria do Socorro Venancio. Gêmeos Autistas em Processo de Alfabetização: Linguagem e Aprendizagem Matemática no Ensino Regular em Goiânia, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14320055. Acesso em: 16 abr. 2024.
Secretária de saúde. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro-Autista-TEA#:~:text=O%20transtorno%20do%20espectro%20autista,repert%C3%B3rio%20restrito%20de%20interesses%20. Acesso em: 22 abr. 2024.
SOUZA, Andiara Cristina de. O uso de tecnologias digitais educacionais para o favorecimento da aprendizagem matemática e inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em anos iniciais de escolarização. - Alfenas / MG, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7281815. Acesso em:16 abr. 2024.
THOMAZINI, Helida Lucia Paulini. Descrição da aprendizagem escolar da criança com transtorno do espectro autista nas áreas de matemática, leitura e escrita' 15/04/2021 138 f. Mestrado em Medicina (PEDIATRIA) Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11273729. Acesso em: 16 abr. 2024.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Graciela de Jesus, Carla da Cruz Santos, Susana Couto Pimentel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.