LECTURA COMPARTIDA DE CUENTOS EN ESTUDIANTES CON PARÁLISIS CEREBRAL USUARIOS DE COMUNICACIÓN AUMENTATIVA Y ALTERNATIVA
Palavras-chave:
Lectura compartida, Parálisis cerebral, Comunicación Aumentativa y AlternativaResumo
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de andaime na leitura compartilhada de historias com estudantes com paralisia cerebral que utilizam Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SAAC). Com base na teoria sociocultural da aprendizagem, o estudo enfatiza a importância do andaime no desenvolvimento cognitivo. O contexto destaca a relevância das estratégias narrativas coconstrutivas para indivíduos com deficiências que utilizam SAAC. A pesquisa, realizada em um centro de educação especializado no Uruguai, revelou a aplicação de diversas estratégias de andaime, como perguntas abertas e referências escritas, principalmente direcionadas a baixos níveis de complexidade semântica. Os resultados apoiam a premissa de que a leitura compartilhada de livros pode ser um recurso eficaz para promover o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização nessas crianças. Além disso, destaca-se a importância das estratégias de andaime para orientar a participação das crianças e ajudá-las a compreender conceitos mais complexos. A pesquisa sugere que o uso de AAC pode melhorar a comunicação e a participação ativa na leitura compartilhada de livros, com possíveis efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo geral.
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