AUDIODESCRIÇÃO EM QR CODE PARA PRODUTOS EDITORIAIS: O PONTO DE VISTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Audiodescrição; Produto Editorial Acessível; QR Code.Resumo
Ler e escrever são conquistas humanas que se tornaram indispensáveis na contemporaneidade. A escrita modificou positivamente a forma de se relacionar da sociedade, mas gerou a exclusão das pessoas com deficiência visual, que não podem consumi-la por ser esta ferramenta apreciável apenas aos olhos. Neste artigo, exploramos como o QR Code com audiodescrição (AD) pode ser um instrumento de acessibilidade sendo ele uma manifestação imagética. Assim, analisamos as possibilidades de acesso da AD em QR Code em produtos editoriais, com base na experiência de pessoas com deficiência visual. A metodologia eleita foi a pesquisa participante, com abordagem qualitativa, realizada com 12 pessoas cegas, usuárias do Sistema Braille, consultoras de AD. Foram utilizados modelos de produtos editoriais em braille com QR Code contendo AD. Esses modelos foram testados pelos participantes e, após experimentá-los, responderam a um questionário digital. Os resultados mostram que o QR Code em relevo posicionado no canto inferior direito das páginas pares de livros em braille e tinta e o uso do QR Code recuado à esquerda imediatamente depois do texto em braille em livros sem transcrição em tinta são as preferências da população pesquisada.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
AMIRALIAN, M. L. T. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
AUMONT, J. A imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu e Claudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 2012.
BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, n. 72, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html. Acesso em: 21 abr. 2024.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC. Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília: MDHC, 2023. Pessoas com deficiência: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registros administrativos, pesquisas e sistemas do Governo Federal. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com-deficiencia/publicacoes/Relatorio_CGIE_PCD_.pdf. Acesso em: 21 abr. 2024.
CEARÁ (Estado). Assembleia Legislativa. Portal do Servidor. Exposição virtual de livros das Edições Inesp será nesta sexta-feira (23/4). 22 abr. 2021. Disponível em: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/noticias/exposicao-virtual-de-livros-das-edicoes-inesp-sera-nesta-sexta-feira-2304. Acesso em: 21 abr. 2024.
CORTEZ, L. C. S. Uso pedagógico do QR Code em sala de aula. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 9; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 4, 2019, Londrina. [Anais...]. Londrina: UEL, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%202019%20-%20ARTIGOS%20COMUNICACAO%20ORAL%20E%20CARTAZ/USO%20PEDAGOGICO%20DO%20QR%20CODE.pdf. Acesso em: 21 abr. 2024.
GONZAGA, R. R. P. Professora usa QR Code para incluir aluno com deficiência visual. Porvir Inovações em Educação, 13 abr. 2016. Disponível em: https://porvir.org/professora-usa-qr-code-para-incluir-aluno-deficiencia-visual/. Acesso em: 21 abr. 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/23/23612. Acesso em: 21 abr. 2024.
LAW, C.; SO, S. QR Codes in education. Journal of Educational Technology Development and Exchange (JETDE), v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: https://aquila.usm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1011&context=jetde. Acesso em: 21 abr. 2024.
MASINI, E. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual. Brasília: Corde, 1994.
MOTTA, L. M. V. M. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.
MOTTA, L. M. V.; ROMEU FILHO, P. (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
OLIVEIRA, R. Braille: um sistema em constante evolução. Associação Paulista de Fundações. Notícias das Associadas, 7 jan. 2020. Disponível em: http://www.apf.org.br/fundacoes/index.php/noticias/noticias-de-associadas/4296-braille-um-sistema-em-constante-evolucao.html. Acesso em: 21 abr. 2024.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Silva de Jesus, Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.