PISTAS DA CONSOLIDAÇÃO NA/DA PESQUISA IM(PLICA)DA EM EDUCAÇÃO NO PPGED/ UNEB
Palavras-chave:
Mestrado profissional; Educação Básica; Pesquisa implicada e engajada; Formatos de trabalhos.Resumo
Este texto rastreia pistas dos temas e propostas de intervenção das pesquisas produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade-PPGED da Universidade do Estado da Bahia-Uneb-Jacobina. O objetivo central é registrar através do exercício genealógico os principais desafios enfrentados, com ênfase no recorte temporal da primeira avaliação Capes realizada no respectivo programa (2016–2017), apresentando traços da disputa política-epistêmica dos conceitos pesquisa aplicada e da pesquisa implicada e engajada na área de educação. Para dialogar com o tema investigativo selecionamos com referências principais (LOBO, 2015), (BARATA, 2008), (GATTI, 2007), (DELEUZE; GUATARRI, 1992), (NETO; SILVA; SILVA, 2017). Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental em diálogo com a pesquisa bibliográfica. Como resultados centrais apresenta as contribuições para o desenvolvimento profissional docente e a melhoria da Educação Básica nos territórios onde estamos inseridos, considerando a intervenção realizada e seus desdobramentos. Os Mestrados Profissionais em Educação pressupõem intervenções nos processos educativos das organizações, transformações no espaço escolar e (res)significação do papel dos sujeitos participantes da pesquisa, para coautores da produção, como sinalizam os conceitos de pesquisa aplicada, considerando os contextos múltiplos, em que a diversidade é considerada como princípio educativo, epistêmico e político.
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