PROJETOS DE PESQUISA INTERVENTIVA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS
Palavras-chave:
Pesquisa Interventiva; Mestrado Profissional em Educação e Diversidade; Produtos Educacionais; Desdobramentos.Resumo
Este artigo discute a importância dos projetos de pesquisa interventiva e seus desdobramentos nos Mestrados Profissionais em Educação, em especial no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina, e Campus XIV, Conceição do Coité. No primeiro momento, situam-se os mestrados profissionais em sua origem e finalidades, destacando a potencialidade da pesquisa de intervenção na prática pedagógica dos Mestrados Profissionais em Educação (MPEs). Posteriormente, apresenta-se o perfil do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED) da UNEB, caracterizando sua estrutura curricular, os grupos de pesquisa, as áreas de conhecimento, os temas, as questões investigativas, os métodos, os dispositivos e as publicações, provenientes de inquietações das experiências profissionais dos/as docentes pesquisadores/as. Por fim, apresenta-se uma análise de um trabalho final de conclusão de curso do MPED, destacando a proposta interventiva de pesquisa, o Produto Educacional (PE) e seus desdobramentos nos dois anos subsequentes pós-defesa.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017.
ARAUJO, Jussara Santana de. Educação antirracista em escolas do sertão de Itaparica – PE: narrativas autobiográficas de professores e professoras de História. Orientadora: Dra. Iris Verena Santos de Oliveira. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
ARAÚJO, Poliana Silva. A encantaria da linguagem literária na práxis pedagógica numa perspectiva de multiletramentos. 2020. 112f.:il. Orientador: Dr. Adriano Eysen Rego. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2020.
BARREIRO, Cristhianny Bento. Mestrados Acadêmicos e Mestrados Profissionais em Educação: identidades e diferenças. Dialogia, São Paulo, n. 21, p. 27-39, jan./jun. 2015.
(Dossiê temático 27).
BRASIL. MEC. Portaria Normativa n.º 7, de 22 de junho de 2009: dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jun. 2009. Seção I, p. 31.
BRASILEIRO, Maria Florência Dias Bezerra. Saúde na cultura escolar: análise dos discursos de coordenadoras pedagógicas do ensino médio na cidade de Jacobina. 2020. 133 f. Orientadora: Dra. Ione Oliveira Jatobá Leal. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2020.
CANDAU, Vera Maria. Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. Educação em direitos humanos: uma proposta de trabalho, Novameria/PUC-RIO, 1999. Disponível em:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.
COSTA, Salomão Cleomenes Lima. A perspectiva lúdica da capoeira: significados e contribuições para a Educação Básica. 2019. 142 f. Orientadores: Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva e Dr. Antenor Rita Gomes. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
FERREIRA, Carlos Lima. A geografia no ensino fundamental I: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo. Orientador: Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2016.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pesquisa fecundando a prática docente: fundamentos epistemológicos. 2000. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Pró-Reitoria de Graduação da USP, 2009. (Cadernos de Pedagogia Universitária, 10).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
JESUS, Rosane Meire Vieira de. Comunicação da experiência fílmica e experiência pedagógica da comunicação. Orientadora: Dra. Maria Antonieta de Campos
Tourinho. 2012. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia. 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14821 Acesso em: 23. abr. 2023.
JESUS, Rosane Meire Vieira de; OLIVEIRA, Iris Verena. Grupo de experiência e arte. In: MACEDO, Elisabeth.; TOMÉ, Claudia (org.). Currículo e diferença. v. 4. Curitiba: CRV, 2018. p. 171-188.
LIMA, Juliana Mota. Diálogo intersetorial, educação, saúde e assistência social sobre a queixa escolar na rede municipal de Serrolândia – Ba. Orientadora: Dra. Juliana Cristina Salvadori. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2020.
LOPES, Adão Fernandes. “Ô de Casa Ô de Fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA. Orientadora: Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa. 2018. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2018.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000.
MEDEIROS, Marleide Alves de Oliveira. Ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e identidade: desafios e implicações nas práticas pedagógicas. Orientadora: Dra. Ana Lúcia Gomes da Silva. 2018. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2018.
MELO, Maria Cristina Araújo de. Corpos e currículos que se proliferam: o flagrante delito da criação. 2021. 103f.:il. Orientadora: Dra. Rosane Meire Vieira de Jesus Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
OLIVEIRA, Novack Nueli Cunha. Formação de leitores na cibercultura: o projeto estruturante EPA como mediação para práticas hipertextuais no ensino médio. Orientadora: Dra. Úrsula Cunha Anecleto. 2021. 160f.:il. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia,2021.
OLIVEIRA, Ronaldo Alves de. Sala de aula: a tradição oral e os saberes populares da comunidade quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-Bahia. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
OLIVEIRA, Ronaldo Alves de. Produto educacional e desdobramentos da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Mensagens recebidas por WhatsApp no mês de abril de 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Universidade de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
RAMOS, Michael Daian Pacheco. Dados sobre o Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade da UNEB. Mensagens recebidas por WhatsApp no dia 25 de abril de 2023.
SAMPAIO, Síria Lima. Cultura visual, diferenças e representações identitárias dos
trabalhadores rurais do Tapuio (Jacobina – Ba). Orientador: Dr. Antenor Rita Gomes 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2017.
SANTOS, Jonas Martins. Letramento informacional e dispositivos móveis como instrumentos de combate à desinformação na Educação Básica. Orientador: Dr. Ricardo José Rocha Amorim. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
SANTOS, Laudicéia da Cruz. Etinicidade e educação: formação docente sobre os povos ciganos na Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes. Orientador: Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva. 2017. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2017.
SANTOS, Rose Manuela Marta et al. Expansão da pós-graduação no Brasil e o processo de implantação do doutorado em enfermagem e saúde no Sudoeste da Bahia. Enfermería Actual de Costa Rica, n.36, San José, jan./jun. 2019.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. Mestrado Profissional: cenários e singularidades em intervenções na educação. Plurais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 59-71, jan./abr. 2016.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SILVA, Jerônimo Jorge Cavalcante; AMAR, Victor (org.). Interseccionalidades em pauta: gênero, raça, sexualidade e classe social. Salvador: EDUFBA, 2020.
SILVA, Crisley Jamile Araújo da. Currículo de educação do campo: negociações na perspectiva da diferença. 2021. 97 f. Orientadora: Dra. Rosane Meire Vieira de Jesus Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
SILVA, Ilka Meyre Alves da. Juventudes, educação e trabalho: perspectivas sobre o projeto de vida de jovens do campo. Orientadora: Dra. Maria Jucilene Lima Ferreira. 2021. 170. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
SILVA, Wermerson Meira. Léxico trilíngue da cultura da nação Ketu/Nagô no Brasil: um olhar na educação básica do município de Itapetinga-Ba. Orientadora: Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von; PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro (org.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas. SP: Editora da Unicamp /Centro de Memória, 2001.
SUBRINHO, Abinalio Ubiratan da Cruz. Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet. Orientadora: Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Denise Dias de Carvalho Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.