PROJETOS DE PESQUISA INTERVENTIVA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS
Keywords:
Interventive Research; Professional Master in Education and Diversity; Educational Products; Developments.Abstract
This article discusses the importance of interventional research projects and their consequences in Professional Masters in Education, especially in the Graduate Program in Education and Diversity (PPGED), at the State University of Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina, and Campus XIV, Conceição do Coité. In the first moment, the professional master's degrees are situated in their origin and purposes, highlighting the potential of intervention research in the pedagogical practice of Professional Master's in Education (MSEs). Subsequently, the profile of the Professional Master's Degree in Education and Diversity (MPED) at UNEB is presented, characterizing its curricular structure, research groups, areas of knowledge, themes, investigative questions, methods, devices and publications, arising from the concerns of the professional experiences of research professors. Finally, an analysis of a final work of completion of the MPED course is presented, highlighting the interventional research proposal, the Educational Product (PE) and its consequences in the two subsequent post-defense years.
Downloads
References
ANDRÉ, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017.
ARAUJO, Jussara Santana de. Educação antirracista em escolas do sertão de Itaparica – PE: narrativas autobiográficas de professores e professoras de História. Orientadora: Dra. Iris Verena Santos de Oliveira. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
ARAÚJO, Poliana Silva. A encantaria da linguagem literária na práxis pedagógica numa perspectiva de multiletramentos. 2020. 112f.:il. Orientador: Dr. Adriano Eysen Rego. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2020.
BARREIRO, Cristhianny Bento. Mestrados Acadêmicos e Mestrados Profissionais em Educação: identidades e diferenças. Dialogia, São Paulo, n. 21, p. 27-39, jan./jun. 2015.
(Dossiê temático 27).
BRASIL. MEC. Portaria Normativa n.º 7, de 22 de junho de 2009: dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jun. 2009. Seção I, p. 31.
BRASILEIRO, Maria Florência Dias Bezerra. Saúde na cultura escolar: análise dos discursos de coordenadoras pedagógicas do ensino médio na cidade de Jacobina. 2020. 133 f. Orientadora: Dra. Ione Oliveira Jatobá Leal. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2020.
CANDAU, Vera Maria. Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. Educação em direitos humanos: uma proposta de trabalho, Novameria/PUC-RIO, 1999. Disponível em:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.
COSTA, Salomão Cleomenes Lima. A perspectiva lúdica da capoeira: significados e contribuições para a Educação Básica. 2019. 142 f. Orientadores: Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva e Dr. Antenor Rita Gomes. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
FERREIRA, Carlos Lima. A geografia no ensino fundamental I: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo. Orientador: Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2016.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pesquisa fecundando a prática docente: fundamentos epistemológicos. 2000. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Pró-Reitoria de Graduação da USP, 2009. (Cadernos de Pedagogia Universitária, 10).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
JESUS, Rosane Meire Vieira de. Comunicação da experiência fílmica e experiência pedagógica da comunicação. Orientadora: Dra. Maria Antonieta de Campos
Tourinho. 2012. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia. 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14821 Acesso em: 23. abr. 2023.
JESUS, Rosane Meire Vieira de; OLIVEIRA, Iris Verena. Grupo de experiência e arte. In: MACEDO, Elisabeth.; TOMÉ, Claudia (org.). Currículo e diferença. v. 4. Curitiba: CRV, 2018. p. 171-188.
LIMA, Juliana Mota. Diálogo intersetorial, educação, saúde e assistência social sobre a queixa escolar na rede municipal de Serrolândia – Ba. Orientadora: Dra. Juliana Cristina Salvadori. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2020.
LOPES, Adão Fernandes. “Ô de Casa Ô de Fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA. Orientadora: Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa. 2018. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2018.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000.
MEDEIROS, Marleide Alves de Oliveira. Ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e identidade: desafios e implicações nas práticas pedagógicas. Orientadora: Dra. Ana Lúcia Gomes da Silva. 2018. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2018.
MELO, Maria Cristina Araújo de. Corpos e currículos que se proliferam: o flagrante delito da criação. 2021. 103f.:il. Orientadora: Dra. Rosane Meire Vieira de Jesus Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
OLIVEIRA, Novack Nueli Cunha. Formação de leitores na cibercultura: o projeto estruturante EPA como mediação para práticas hipertextuais no ensino médio. Orientadora: Dra. Úrsula Cunha Anecleto. 2021. 160f.:il. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia,2021.
OLIVEIRA, Ronaldo Alves de. Sala de aula: a tradição oral e os saberes populares da comunidade quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-Bahia. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
OLIVEIRA, Ronaldo Alves de. Produto educacional e desdobramentos da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Mensagens recebidas por WhatsApp no mês de abril de 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Universidade de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
RAMOS, Michael Daian Pacheco. Dados sobre o Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade da UNEB. Mensagens recebidas por WhatsApp no dia 25 de abril de 2023.
SAMPAIO, Síria Lima. Cultura visual, diferenças e representações identitárias dos
trabalhadores rurais do Tapuio (Jacobina – Ba). Orientador: Dr. Antenor Rita Gomes 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2017.
SANTOS, Jonas Martins. Letramento informacional e dispositivos móveis como instrumentos de combate à desinformação na Educação Básica. Orientador: Dr. Ricardo José Rocha Amorim. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
SANTOS, Laudicéia da Cruz. Etinicidade e educação: formação docente sobre os povos ciganos na Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes. Orientador: Dr. Jerônimo Jorge Cavalcante Silva. 2017. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2017.
SANTOS, Rose Manuela Marta et al. Expansão da pós-graduação no Brasil e o processo de implantação do doutorado em enfermagem e saúde no Sudoeste da Bahia. Enfermería Actual de Costa Rica, n.36, San José, jan./jun. 2019.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. Mestrado Profissional: cenários e singularidades em intervenções na educação. Plurais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 59-71, jan./abr. 2016.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SILVA, Jerônimo Jorge Cavalcante; AMAR, Victor (org.). Interseccionalidades em pauta: gênero, raça, sexualidade e classe social. Salvador: EDUFBA, 2020.
SILVA, Crisley Jamile Araújo da. Currículo de educação do campo: negociações na perspectiva da diferença. 2021. 97 f. Orientadora: Dra. Rosane Meire Vieira de Jesus Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
SILVA, Ilka Meyre Alves da. Juventudes, educação e trabalho: perspectivas sobre o projeto de vida de jovens do campo. Orientadora: Dra. Maria Jucilene Lima Ferreira. 2021. 170. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Educação - Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, Bahia, 2021.
SILVA, Wermerson Meira. Léxico trilíngue da cultura da nação Ketu/Nagô no Brasil: um olhar na educação básica do município de Itapetinga-Ba. Orientadora: Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von; PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro (org.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas. SP: Editora da Unicamp /Centro de Memória, 2001.
SUBRINHO, Abinalio Ubiratan da Cruz. Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet. Orientadora: Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, Bahia, 2019.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Denise Dias de Carvalho Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.