TRABALHOS E PRODUTOS COLETIVOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
pesquisa aplicada, mestrado profissional, coautoria, pesquisa coletiva, extensão universitáriaResumo
Este artigo trata da articulação de pesquisas nos mestrados profissionais em educação para criação coletiva de produtos complementares. Apresenta e analisa duas experiências desenvolvidas na linha de pesquisa ‘Educação em Museus e Divulgação Científica’ do mestrado profissional Educação e Docência (Promestre) da UFMG, e discute as vantagens e dificuldades desta articulação. Diferentemente da pós-graduação estritamente acadêmica, a pesquisa no mestrado profissional envolve também a busca de formas, linguagens e veículos adequados para audiências que não acessam textos acadêmicos, trazendo a necessidade de colaboração de designers, ilustradores, editores de vídeos e outras especialidades, o que evidencia a dimensão coletiva do processo de desenvolvimento dos produtos e recursos educacionais. Argumentamos que a extensão universitária, graças às suas características de relevância social, interdisciplinar e com uma temporalidade alargada, pode se tornar uma referência para vencer obstáculos ao trabalho coletivo na tradição acadêmica no campo das humanidades. A partir dessas apresentações e discussões, defendemos o valor pesquisas coletivas em programas e processos de produção do conhecimento aplicados à educação e em sua vinculação com a extensão universitária.
Downloads
Referências
ALVAREZ, G. R. Colaboração científica: indicadores de coautoria e subautoria em periódicos indexados na SciELO. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119493, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119493. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119493. Acesso em: 28 mar. 2023.
ARAÚJO, R. S. de; CRUZ, P. J. S. C. Reflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes. Linhas Críticas, [S. l.], v. 28, p. e36816, 2022. DOI: 10.26512/lc28202236816. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36816. Acesso em: 28 mar. 2023.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência São Paulo: Unesp, 2004.
FLECK, Ludwik. The problem of epistemology [1936]. New York: Kluwar Academic Publishers, 1986
LOPES, A. C; COSTA, H.H.C. A produção bibliográfica em coautoria na área de educação. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 51. Dez 2012 DOI:10.1590/S1413-24782012000300013 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/VxXG5RG4Fq5yz6wrdyTDdyr/?lang=pt Acesso em: 28 mar. 2023.
MERTON, R. K. The Ethos of Science (1942) In: ______. On social structure and science. Ed. Piotr Sztompka. Chicago: Univ. Chicago Press, 1996.
OLIVEIRA, B. ; ZAIDAN, S. A produção de conhecimento aplicado como foco dos mestrados profissionais. In: Mestrado profissional: implicações para a educação básica. Guimarães, Selva; Gonçalves, Wenceslau (orgs.). Campinas, Alínea, 2018. Pgs 41-57.
OLIVEIRA, L. V. A extensão universitária socialmente orientada enquanto resistência epistemológica: Possibilidades emancipatórias. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/33737. Acesso em: 28 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bernardo Jefferson de Oliveira, Marina Assis Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.