A GESTÃO EDUCACIONAL COM UM OLHAR PARA AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Altas Habilidades/Superdotação, identificação

Resumo

 

Este ensaio discute a importância dos saberes do gestor educacional para a promoção da inclusão dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na instituição escolar. Observam-se diferenças entre a concepção de administração educacional/escolar, anterior ao século XXI, e a atual designação de gestão educacional/escolar para compreender a abrangência das funções do profissional da gestão e o impacto de suas ações no que concerne à inclusão dos estudantes com perfil em Altas Habilidades/Superdotação. Consideram-se os saberes do gestor como fator determinante no estímulo ao debate, acesso a informações e formação de professores na instituição escolar. Tais ações parecem favorecer que estudantes com o referido perfil sejam percebidos, identificados, compreendidos e atendidos adequadamente. Entende-se que a formação continuada do gestor e sua atualização sobre diretrizes e políticas educacionais favoreçam uma gestão voltada aos professores e suas realidades; aos estudantes e seus perfis de aprendizagem; às famílias e suas demandas e à sociedade e suas expectativas. O ensaio perpassa aspectos da gestão educacional a partir de Luck (2015) e Libâneo (2007); das Altas Habilidades/Superdotação com Gardner (1995); Renzulli (2018), Pérez e Freitas (2011), entre outros, observando relações e pontos de intersecção entre estas concepções.

 

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Biografia do Autor

Maristela Cernicchiaro Deos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Coordenadora do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS).

Maria Aparecida Marques da Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Deos, M. C., & Rocha, M. A. M. da. (2023). A GESTÃO EDUCACIONAL COM UM OLHAR PARA AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Diálogos E Diversidade, 3, e17128. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17128

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo