A GESTÃO EDUCACIONAL COM UM OLHAR PARA AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Palavras-chave:
Gestão Educacional, Altas Habilidades/Superdotação, identificaçãoResumo
Este ensaio discute a importância dos saberes do gestor educacional para a promoção da inclusão dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na instituição escolar. Observam-se diferenças entre a concepção de administração educacional/escolar, anterior ao século XXI, e a atual designação de gestão educacional/escolar para compreender a abrangência das funções do profissional da gestão e o impacto de suas ações no que concerne à inclusão dos estudantes com perfil em Altas Habilidades/Superdotação. Consideram-se os saberes do gestor como fator determinante no estímulo ao debate, acesso a informações e formação de professores na instituição escolar. Tais ações parecem favorecer que estudantes com o referido perfil sejam percebidos, identificados, compreendidos e atendidos adequadamente. Entende-se que a formação continuada do gestor e sua atualização sobre diretrizes e políticas educacionais favoreçam uma gestão voltada aos professores e suas realidades; aos estudantes e seus perfis de aprendizagem; às famílias e suas demandas e à sociedade e suas expectativas. O ensaio perpassa aspectos da gestão educacional a partir de Luck (2015) e Libâneo (2007); das Altas Habilidades/Superdotação com Gardner (1995); Renzulli (2018), Pérez e Freitas (2011), entre outros, observando relações e pontos de intersecção entre estas concepções.
Downloads
Referências
BAHIENSE, Taisa Rodrigues. S. Concepções sobre altas habilidades/superdotação e prática docente. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFES. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/3084/1/Taisa-Rodrigues-Smarssaro-Bahiense-2013-trabalho.pdf>. Acesso em 09 março 2023.
BARRERA PÉREZ, Susana Graciela P. B. Proposta de orientações pedagógicas para a organização e oferta de atendimento educacional especializado. Unesco, 2010.
BENDELMAN, Karen; PÉREZ, Susana Graciela P. B. Altas Habilidades/Superdotación: qué, quién, cómo? Montevideo: Isadora, 2016.
BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
FLEITH, Denise de S. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação: O Aluno e a Família. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
FLEITH, Denise de S. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela. P. B. Altas Habilidades/superdotação: atendimento educacional especializado. Marília: ABPEE, 2010.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela P. B. Altas Habilidades/superdotação: atendimento educacional especializado. Marília: ABPEE, 2012.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela P. B. Encaminhamentos pedagógicos com alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na Educação Básica: o cenário brasileiro :atendimento educacional especializado. In: Educar em Revista, n. 41, 2011. Editora UFPR
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GRINGS, Jacques André; KAIESKI, Naira; JUNG, Carlos Fernando. Gestor educacional: você sabe o que influencia as escolhas profissionais de seus alunos? In: Trabalho & Educação, v. 31, n. 1, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/26541>. Acesso em: 1 mar. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2007.
LUCK, Heloisa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MENDONÇA, Lurian Dionizio; MENCIA, Gislaine Ferreira M.; CAPELLINI, Vera Lúcia M. F. Programas de enriquecimento escolar para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: análise de publicações brasileiras. In: Revista Educação Especial, v. 28, n. 53, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.5902/1984686X15274>. Acesso em: 02 mar. 2023
OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. In: Cad. Pesquisa, v. 48, n. 169, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?lang=pt>. Acesso: 27. fev. 2023.
OLIVEIRA, Marcos de D.; CRUZ, José Anderson S. Gestão e avaliação escolar: Os desafios do gestor escolar na atualidade. In: Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 0, 2022. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17228>. Acesso em: 1 mar. 2023.
RECH, Andréia Jaqueline D.; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades. In: Revista Educação Especial, p. 59–71, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4904>. Acesso em: 2 mar. 2023.
RENZULLI, Joseph. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. In: VIRGOLIM, Angela M. R. (org.). Altas Habilidades/Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Salvador: Juruá, 2018.
RENZULLI, Joseph. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. In: Renzulli, Joseph S.; REIS, S. M. (Orgs.). The Triad Reader. Connecticut: Creative Learning Press, 1986.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Integração e Inclusão: do que estamos falando? Temas sobre Desenvolvimento, v. 7, n. 39, 1998.
TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A relação entre gestão escolar e educação inclusiva. Bauru: 2006. Disponível em: <https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi6_artigothaistezani.pdf>. Acesso: 05 de mar. 2023.
VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/ superdotação: Encorajando potenciais. / Angela M. R. Virgolim - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maristela Cernicchiaro Deos, Maria Aparecida Marques da Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.