EDUCATIONAL MANAGEMENT EDUCATIONAL MANAGEMENT WITH AN VIEW TO HIGH SKILLS/GIFTEDNESS
Keywords:
Educational Management, High Abilities/Giftedness, identificationAbstract
This essay discusses the importance of the educational manager's knowledge to promote the inclusion of students with High Abilities/Giftedness (AH/SD) in the school institution. Differences are observed between the conception of educational/school administration, prior to the 21st century, and the current designation of educational/school management to understand the scope of the management professional's functions and the impact of their actions regarding the inclusion of students with the that profile. The manager's knowledge is considered a determining factor in stimulating debate, access to information and teacher training in the school institution. Such actions seem to favor that students with a profile in AH/SD are perceived, identified, understood and adequately attended. It is considered that the continuous training of the manager and his updating on educational guidelines and policies favor a management focused on teachers and their realities; to students and their learning profiles; to families and their demands and to society and its expectations. The essay permeates aspects of educational management by Luck (2015) and Libâneo (2007); of High Abilities/Giftedness by Gardner (1995); Renzulli (2018), Pérez and Freitas (2011), among others, observing relations and points of intersection between these conceptions.
Downloads
References
BAHIENSE, Taisa Rodrigues. S. Concepções sobre altas habilidades/superdotação e prática docente. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFES. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/3084/1/Taisa-Rodrigues-Smarssaro-Bahiense-2013-trabalho.pdf>. Acesso em 09 março 2023.
BARRERA PÉREZ, Susana Graciela P. B. Proposta de orientações pedagógicas para a organização e oferta de atendimento educacional especializado. Unesco, 2010.
BENDELMAN, Karen; PÉREZ, Susana Graciela P. B. Altas Habilidades/Superdotación: qué, quién, cómo? Montevideo: Isadora, 2016.
BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
FLEITH, Denise de S. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação: O Aluno e a Família. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
FLEITH, Denise de S. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela. P. B. Altas Habilidades/superdotação: atendimento educacional especializado. Marília: ABPEE, 2010.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela P. B. Altas Habilidades/superdotação: atendimento educacional especializado. Marília: ABPEE, 2012.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela P. B. Encaminhamentos pedagógicos com alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na Educação Básica: o cenário brasileiro :atendimento educacional especializado. In: Educar em Revista, n. 41, 2011. Editora UFPR
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GRINGS, Jacques André; KAIESKI, Naira; JUNG, Carlos Fernando. Gestor educacional: você sabe o que influencia as escolhas profissionais de seus alunos? In: Trabalho & Educação, v. 31, n. 1, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/26541>. Acesso em: 1 mar. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2007.
LUCK, Heloisa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MENDONÇA, Lurian Dionizio; MENCIA, Gislaine Ferreira M.; CAPELLINI, Vera Lúcia M. F. Programas de enriquecimento escolar para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: análise de publicações brasileiras. In: Revista Educação Especial, v. 28, n. 53, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.5902/1984686X15274>. Acesso em: 02 mar. 2023
OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. In: Cad. Pesquisa, v. 48, n. 169, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?lang=pt>. Acesso: 27. fev. 2023.
OLIVEIRA, Marcos de D.; CRUZ, José Anderson S. Gestão e avaliação escolar: Os desafios do gestor escolar na atualidade. In: Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 0, 2022. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17228>. Acesso em: 1 mar. 2023.
RECH, Andréia Jaqueline D.; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades. In: Revista Educação Especial, p. 59–71, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4904>. Acesso em: 2 mar. 2023.
RENZULLI, Joseph. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. In: VIRGOLIM, Angela M. R. (org.). Altas Habilidades/Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Salvador: Juruá, 2018.
RENZULLI, Joseph. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. In: Renzulli, Joseph S.; REIS, S. M. (Orgs.). The Triad Reader. Connecticut: Creative Learning Press, 1986.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Integração e Inclusão: do que estamos falando? Temas sobre Desenvolvimento, v. 7, n. 39, 1998.
TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A relação entre gestão escolar e educação inclusiva. Bauru: 2006. Disponível em: <https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi6_artigothaistezani.pdf>. Acesso: 05 de mar. 2023.
VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/ superdotação: Encorajando potenciais. / Angela M. R. Virgolim - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maristela Cernicchiaro Deos, Maria Aparecida Marques da Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.