PODCAST “PODM.A.M.A”: MULHERES ACADÊMICAS, MÃES ATUANTES
Palavras-chave:
Maternidade; Estudantes-mães; Redes de apoio e estratégias; Recurso educacional: PodcastResumo
Este artigo apresenta um recurso educativo produzido como resultado do projeto de pesquisa “Quem pode ser mãe: maternidade, produção de conhecimento, escolhas (im)possíveis e experiências estudantis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação/PROMESTRE/FaE/UFMG. Esse recurso educativo foi produzido na forma de um podcast denominado “PODM.A.M.A”, que apresenta questões centradas na experiência da maternidade no cotidiano de estudantes e pesquisadoras que são mães no contexto universitário. A pesquisa teve aporte teórico do feminismo negro, dialogando com o pensamento da socióloga Patricia Hill Collins e de intelectuais negras brasileiras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas como principal metodologia, através da análise de discurso. Os resultados mostram que há pontos em comum nas narrativas, principalmente no que diz respeito à elaboração de redes de apoio, construção de estratégias de continuidade e resistência dentro da universidade.
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