LIVRO DIDÁTICO E DISCIPLINA ESCOLAR: CONHECIMENTO E IMAGENS NA “CIÊNCIA PARA O MUNDO MODERNO”

Autores

Palavras-chave:

ensino de ciências, livro didático, disciplina escolar, imagem, conhecimento escolar

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como a disciplina escolar Ciências está materializada em conhecimentos e imagens de livros didáticos na década de 1970. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando como principal fonte o livro didático Ciência para o mundo moderno: iniciação à ciência, de Oswaldo Frota-Pessoa e Rachel Gevertz, publicado em 1975. Foram analisados: a materialidade, os conhecimentos e as ilustrações da obra. O livro tem quatro unidades e 12 capítulos distribuídos em 157 páginas. A primeira unidade trata de conhecimentos botânicos; a segunda de fatores abióticos e estações do ano; a terceira de Zoologia e Bioquímica, e a quarta de Biologia Celular e saúde. O livro apresenta 202 imagens, sendo a maioria de desenhos figurativos, algumas com signos de fácil compreensão pelos leitores. Em relação às funções, as imagens foram classificadas como: 182 decorativas, 11 descritivas e 9 explicativas. A maioria é decorativa, tornando o texto mais atrativo para o leitor.  Há várias marcas de didatização na organização do texto e imagens, que podem ser relacionadas à produção de um livro para público ampliado de estudantes, com a obrigatoriedade do ensino de 1º grau na década de 1970.

 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Ferreira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica.

Inara Alves Veiga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licencianda em Ciências Biológicas na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Santos, M. C. F., & Veiga, I. A. (2021). LIVRO DIDÁTICO E DISCIPLINA ESCOLAR: CONHECIMENTO E IMAGENS NA “CIÊNCIA PARA O MUNDO MODERNO”. Diálogos E Diversidade, 1, e12868. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12868

Edição

Seção

Dossiê temático: História, memória e trajetórias educacionais