LIVRO DIDÁTICO E DISCIPLINA ESCOLAR: CONHECIMENTO E IMAGENS NA “CIÊNCIA PARA O MUNDO MODERNO”
Palavras-chave:
ensino de ciências, livro didático, disciplina escolar, imagem, conhecimento escolarResumo
O objetivo deste estudo foi compreender como a disciplina escolar Ciências está materializada em conhecimentos e imagens de livros didáticos na década de 1970. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando como principal fonte o livro didático Ciência para o mundo moderno: iniciação à ciência, de Oswaldo Frota-Pessoa e Rachel Gevertz, publicado em 1975. Foram analisados: a materialidade, os conhecimentos e as ilustrações da obra. O livro tem quatro unidades e 12 capítulos distribuídos em 157 páginas. A primeira unidade trata de conhecimentos botânicos; a segunda de fatores abióticos e estações do ano; a terceira de Zoologia e Bioquímica, e a quarta de Biologia Celular e saúde. O livro apresenta 202 imagens, sendo a maioria de desenhos figurativos, algumas com signos de fácil compreensão pelos leitores. Em relação às funções, as imagens foram classificadas como: 182 decorativas, 11 descritivas e 9 explicativas. A maioria é decorativa, tornando o texto mais atrativo para o leitor. Há várias marcas de didatização na organização do texto e imagens, que podem ser relacionadas à produção de um livro para público ampliado de estudantes, com a obrigatoriedade do ensino de 1º grau na década de 1970.
Downloads
Referências
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CELLARD, A. Análise documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J.P.; GROULX, L.H.; LAPERRIERE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CHOPPIN, A. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27 p. 9-75, Jan/Abr 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/29026/pdf. Acesso em: 13 set 2021.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte.
Educação e Pesquisa, v.30, São Paulo, n.3, set./dez. 2004, p. 549-566. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?lang=pt. Acesso em: 13 set 2021.
GOODSON, I. F. O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001.
GOODSON, I. F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Editora Educa, 1997.
GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOMES, M.M.; SELLES, S.E.; A.C. LOPES. Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educ. Pesqui, São Paulo, v.39, n.2, p. 477-492, abr/jun 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Tw6H4zT8GKxwmQzrLy4WTzJ/?lang=pt. Acesso em: 11 ago 2021.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo Perspec., 2000, vol.14, n.1, pp.85-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 ago 2021.
LORENZ, K. M. Ação de instituições estrangeiras e nacionais no desenvolvimento de materiais didáticos de ciências no Brasil: 1960-1980. Revista Educação em Questão, Natal, vol. 31, núm. 17, jan-abril, 2008, pp. 7-23. Disponível em:
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3903. Acesso em: 14 jul 2021.
MOREIRA, L. C. C. Currículo de ciências: a “ecologia escolar” e o movimento de renovação do ensino de ciências. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2013. 104f.
PERALES, F. J.; J.D. JIMÉNEZ. Las ilustraciones en la enseñanza – aprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciencias, 20(3): 369-386.7, 2002. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21826. Acesso em: 22 jul.2021.
RUPPENTHAL, R.; SCHETINGER, M. R. C. O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades. Ciênc. educ. (Bauru) vol.19, n.3, p. 617-632, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/NQvmVqqGjVG8qrvxMBkc8HN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.