ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PROFESSORES DA SALA REGULAR: ARTICULAÇÕES E DIÁLOGOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

Palabras clave:

Atendimento Educacional Especializado, Deficiência Intelectual, Educação Especial, Trabalho Colaborativo

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade e objetiva analisar de que forma o trabalho colaborativo envolvendo professor do Atendimento Educacional Especializado e professores da sala comum pode repercutir no processo de inclusão educacional de estudantes com deficiência intelectual. Neste estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica, através da revisão sistemática da literatura no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, tomando-se como descritores: atendimento educacional especializado, ensino colaborativo, deficiência intelectual. Os resultados demonstraram a importância da ação conjunta do profissional do AEE com os professores das séries iniciais do ensino fundamental visando garantir uma educação de qualidade para os estudantes com deficiência intelectual.

 

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Biografía del autor/a

Elane dos Santos Sandes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana. e Docente do Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade.

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

dos Santos Sandes, E., & Couto Pimentel, S. (2024). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PROFESSORES DA SALA REGULAR: ARTICULAÇÕES E DIÁLOGOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Diálogos E Diversidade, 4, e20298. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20298

Número

Sección

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva