SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BA: PELA ÓTICA DO CICLO DE POLÍTICAS
Palabras clave:
Inclusão, Salas de Recursos Multifuncionais, Ciclo de PolíticasResumen
Este artigo é resultado da Tese de Doutorado vinculado ao Programa de Educação da Faculdade de Educação pela Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, a qual teve como objetivo geral, analisar as políticas educacionais inclusivas no município de Feira de Santana-BA, a partir dos contextos (de influência, da produção e da prática), para garantir o direito à educação inclusiva nas Salas de Recursos Multifuncionais. Pensar uma escola inclusiva é pensar uma escola justa e democrática, que inclua a todos sem discriminação e a cada sujeito com suas diferenças e especificidades, entretanto, alcançar esses objetivos requer alterações nas instituições e na preparação/formação para a atuação docente, como também nas políticas públicas educacionais. A metodologia desenvolvida foi através de levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo com instrumento de entrevista semiestruturada com 10 profissionais que atuam diretamente com inclusão no município de Feira. Tal pesquisa visou discutir as possibilidades e desafios lançados no percurso vivido do município diante da proposta de garantir as salas de recursos como política de inclusão e foi identificado que a flexibilização curricular perpassa pelo campo pedagógico, mas, sobretudo, pelo campo político e social, no que diz respeito a adoção de posturas que prezem por uma concepção inclusiva.
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