RELATOS DE REGÊNCIA DE CLASSE PELO CELULAR NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palabras clave:
Educação para Relações. Ensino remoto. Formação docente. Residência Pedagógica.Resumen
Este relato de experiência retrata a vivência de duas residentes e orientadora no âmbito do Programa Residência Pedagógica, núcleo do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O tema deste relato se refere à formação docente crítica e sensível e a experiência relatada é fruto de intervenções pedagógicas realizadas pelo celular, por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, durante o ano de 2021, e que teve como objetivo desenvolver a prática docente das residentes. O embasamento teórico foi voltado para um trabalho ético e estético, vinculado à Educação para as Relações. O planejamento e execução das atividades oportunizaram uma formação que favorece o protagonismo de estudantes em relação aos percursos de formação inicial docente. Assim, apresentamos dois relatos: 1. “Podcast, Linguagem e Papéis Sociais de Gênero”, com intuito do desenvolvimento da criticidade das relações; 2. “Cinema, Curta-metragem e Acolhimento”, tendo como eixo central a compreensão do sentir humano. Vale apontar que a experiência relatada ocorreu no contexto da pandemia de Covid-19, que exigia o distanciamento social e a implementação de ações pedagógicas por meio remoto.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Verônica Domingues. Da Mundanidade do Amor e uma Nova Ética Amorosa na Educação. In: ____. poli[AMOR]fia: paisagens da docência (Tese). Salvador: UFBA, 2017.
ALMEIDA, Verônica Domingues. A experiência em experiência: saberes docentes e a formação de professores em exercício. Jundiaí: Paco editorial, 2012.
ARAÚJO, KS.S. e MOREIRA, R.P.S. As tecnologias digitais na educação: desafios e possibilidades na prática docente. In: CAMBRUZZI, E. e CAMBRUZZI, G.M.A.S. Desafios da docência na era dos nativos digitais. Curitiba-PR. Editora CRV. 2018.
ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
CANDA, Cilene; ALMEIDA, Verônica D. Arte e saberes sensíveis na formação e prática da docência. Revista LES - Linguagem Sociedade e Educação, v. 39, p. 71-90, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17a. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
MARTINS, R.E.M.W.; SOUSA, A.R.B.D. e FILHO, L.J.M. Programa de Residência Pedagógica e Formação Inicial de Professores/as- Experiências e diálogos. 1º Edição. Campo Grande-MS. Editora Inovar. 2022.
MORENO. Montserrat. Como se Ensina a Ser Menina: O sexismo na escola. São Paulo. Editora Unicamp/Moderna.1999.
PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (orgs.). Educação em Tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do autor, 2020.
SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de; ALMEIDA, Veronica Domingues. Formação docente em exercício e a criação de uma epistemologia pedagógica esteada as relações. XXV EPEN. 2020.
SANTANA, Camila Lima Santana, SALES, Kathia Marise Borges. Aula em Casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia Covid-19. v.10. n.1. Número Temático (Educação). Interfaces Científicas: Aracaju, 2020. p.75-92
SANTOS, Edméa. Educação online para além da Ead: um fenômeno da cibercultura. Rio de Janeiro: Educanion, 2009.
SILVA, Francisco Canindé. Currículos praticadospensados nos cotidianos da EJA: condições e procedimentos de tradução. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.12, n.2, p. 299-308, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php /rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.38641/32988. Acesso em: 10 abr 2022.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p.53-54.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jaqueline de Santana Cerqueira, Jaqueline Silva do Sacramento, Veronica Domingues Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.