REPORTS OF CLASS CONDUCTING BY CELL PHONE IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM
Keywords:
Educação para Relações. Ensino remoto. Formação docente. Residência Pedagógica.Abstract
This experience report describes the experience of two residents and their advisor as part of the Pedagogical Residency Program, part of the Pedagogy Degree course at the Faculty of Education of the Federal University XXXXX. The theme of this report refers to critical and sensitive teacher training and the experience reported is the result of pedagogical interventions carried out by cell phone, through the instant messaging application, during the year 2021, which aimed to develop the residents' teaching practice. The theoretical basis was focused on ethical and aesthetic work, linked to Education for Relationships, based on the studies. The planning and execution of the activities provided training that favors student protagonism in relation to initial teacher training. Thus, we present two reports: 1. "Podcast, Language and Social Gender Roles", with the aim of developing the criticality of relationships; 2. "Cinema, Short Film and Reception", with the central axis of understanding human feeling. It is worth pointing out that the experience reported took place in the context of the Covid-19 pandemic, which required social distancing and the implementation of pedagogical actions through remote means.
Downloads
References
ALMEIDA, Verônica Domingues. Da Mundanidade do Amor e uma Nova Ética Amorosa na Educação. In: ____. poli[AMOR]fia: paisagens da docência (Tese). Salvador: UFBA, 2017.
ALMEIDA, Verônica Domingues. A experiência em experiência: saberes docentes e a formação de professores em exercício. Jundiaí: Paco editorial, 2012.
ARAÚJO, KS.S. e MOREIRA, R.P.S. As tecnologias digitais na educação: desafios e possibilidades na prática docente. In: CAMBRUZZI, E. e CAMBRUZZI, G.M.A.S. Desafios da docência na era dos nativos digitais. Curitiba-PR. Editora CRV. 2018.
ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
CANDA, Cilene; ALMEIDA, Verônica D. Arte e saberes sensíveis na formação e prática da docência. Revista LES - Linguagem Sociedade e Educação, v. 39, p. 71-90, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17a. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
MARTINS, R.E.M.W.; SOUSA, A.R.B.D. e FILHO, L.J.M. Programa de Residência Pedagógica e Formação Inicial de Professores/as- Experiências e diálogos. 1º Edição. Campo Grande-MS. Editora Inovar. 2022.
MORENO. Montserrat. Como se Ensina a Ser Menina: O sexismo na escola. São Paulo. Editora Unicamp/Moderna.1999.
PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (orgs.). Educação em Tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do autor, 2020.
SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de; ALMEIDA, Veronica Domingues. Formação docente em exercício e a criação de uma epistemologia pedagógica esteada as relações. XXV EPEN. 2020.
SANTANA, Camila Lima Santana, SALES, Kathia Marise Borges. Aula em Casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia Covid-19. v.10. n.1. Número Temático (Educação). Interfaces Científicas: Aracaju, 2020. p.75-92
SANTOS, Edméa. Educação online para além da Ead: um fenômeno da cibercultura. Rio de Janeiro: Educanion, 2009.
SILVA, Francisco Canindé. Currículos praticadospensados nos cotidianos da EJA: condições e procedimentos de tradução. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.12, n.2, p. 299-308, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php /rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.38641/32988. Acesso em: 10 abr 2022.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p.53-54.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jaqueline de Santana Cerqueira, Jaqueline Silva do Sacramento, Veronica Domingues Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.